Destaques do CAA Destaques do CAA

Nova Diretoria do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE é empossada

Na quinta-feira (15), em Caruaru, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE para o período 2015-2019. O Prof. Manoel Guedes Alcoforado Neto e a Prof.ª Ana Paula Freitas da Silva, foram empossados nos cargos de diretor e vice-diretora, respectivamente, em ato oficial presidido pelo reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Anísio Brasileiro.
A solenidade, que teve início as 10:00h da manhã, no auditório principal do Campus Agreste da UFPE, foi aberta ao público e contou com a presença de estudantes, docentes e técnicos administrativos, além de representantes da comunidade caruaruense e de instituições e organizações locais.

Entre as autoridades que compuseram a mesa principal estavam o Prof. Paulo Muniz, diretor geral da Faculdade Asces, os professores Osmar Veras e Nélio Vieira de Melo, ex-vice-diretor e ex-diretor do CAA, respectivamente, a Prof.ª Florisbela Campos, vice-reitora da UFPE, o Prof. Anisio Brasileiro, reitor da UFPE, os professores Manoel Guedes e Ana Paula de Freitas, diretor e vice-diretora do CAA, respectivamente, o Prof. Paulo de Goes, pró-reitor para assuntos acadêmicos da UFPE e secretário de Participação Social de Caruaru, Leonardo Bulhões.

Foto: Gabinete Digital de Caruaru

Mesa principal composta por autoridades da academia e do governo municipal

Na ocasião, o Prof. Nélio Vieira de Melo, que deixa o cargo de diretor do CAA após quatro anos, fez uma breve retrospectiva da sua gestão, dos desafios enfrentados na condução do Campus Agreste e dos frutos que vem sendo colhidos nesses quase 10 anos de existência do CAA, deixando como missão para a nova diretoria, a de dar continuidade ao processo de construção e reconstrução do Campus Agreste da UFPE, a fim de que se fortaleça sua identidade e sua atuação, especialmente, no desenvolvimento do Agreste pernambucano. O Professor Nélio aproveitou para fazer um agradecimento especial ao Prof. Osmar Veras, com que dividiu a gestão do CAA nesse período.

Em seu discurso, o Prof. Manoel Guedes, fez uma retrospectiva do tempo que tem dedicado a UFPE, desde o seu ingresso, primeiro como aluno do Curso de Desenho Industrial, passando pela especialização, mestrado e doutorado, depois como docente do Núcleo de Design do Campus Agreste, em 2008, onde vem desempenhando as funções de docência e gestão, inicialmente como Coordenador do Núcleo de Design, e depois, como Coordenador de Infraestrutura, Finanças e Compras do CAA, até ser eleito diretor deste centro, em 2015.

Ele também fez referências aos 10 anos de trajetória do CAA, enfatizando os esforços das gestões anteriores, bem como dos docentes, técnicos e alunos que, nas palavras do novo diretor, “contribuíram para que esse se transformasse no maior Campus de interiorização do Brasil.”. O professor aproveitou a oportunidade para apresentar o novo Conselho Diretor do Campus Agreste, anunciando a implantação de duas novas coordenações, a Coordenação de Ensino e a Coordenação de Assistência Estudantil, que em parceria com as coordenações já existentes (Coordenação de Pesquisa, Coordenação de Extensão, Coordenação Administrativa e Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras) auxiliarão o CAA a “avançar na qualidade de ensino, no acompanhamento dos estágios e monitorias, na qualidade da relação docente-aluno e na assistência estudantil”.

Por fim, o Prof. Manoel Guedes reforçou os compromissos assumidos durante a campanha para a eleição, destacando, entres outros: o fortalecimento do corpo docente e técnico do CAA, mediante a elaboração de plano permanente de qualificação, bem como da estrutura física, por meio do plano diretor; a ampliação da autonomia administrativa do Campus Agreste, de forma gradativa e responsável; uma maior integração com as representações da sociedade civil, instituições governamentais, instituições de ensino superior e parceiros locais, enfatizando o desenvolvimento do ensino, das ações extensionistas e de pesquisa voltada para a região. Ele enfatizou ainda a necessidade de se promover uma maior humanização do ambiente universitário, por meio de projetos de integração, convivência, esporte, cultura e qualidade de vida; de se reforçar a comunicação entre o Campus Agreste e a comunidade local, bem como a comunicação entre os diversos setores da própria instituição. E finalizou destacando a necessidade de um diálogo permanente com estudantes de graduação e pós-graduação, por meio das representações estudantis, e do comprometimento de todos que fazem o CAA, no sentido de construir conjuntamente “um ambiente mais humano, de experiências positivas, de crescimento profissional, acadêmico e científico”.

Na oportunidade, também tomaram posse os presidentes dos diretórios acadêmicos dos diversos cursos do CAA e os membros do Conselho Diretor do Centro Acadêmico do Agreste, composto pelos seguintes integrantes: Prof. Luís Sebastião dos Santos Júnior (Coordenador de Extensão), Prof.ª Monaliza de Oliveira Ferreira (Coordenadora de Ensino), Prof. Gilson Lima da Silva (Coordenador de Pesquisa), Lúcia Andrade (Coordenadora Administrativa), Francisco Luiz de Sá Araújo (Coordenador de Infraestrutura e Finanças) e Odete Patrícia Peixoto da Costa (Coordenadora de Assistência Estudantil).

Data da última modificação: 23/08/2017, 12:43