Destaques do CAA Destaques do CAA

Comunicação Social do CAA é reconhecido com nota 5 pelo Mec

Curso recebeu visita de avaliação no mês de dezembro e recebeu nota máxima

O curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, nesta quarta-feira (12), a nota 5 na avaliação dos cursos de graduação do Ministério da Educação (Mec). A visita para reconhecimento foi realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro. O conceito 5 é a nota máxima aplicada em cursos inovadores e que cumprem as exigências do instrumento de avaliação, incluindo infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica.

Com funcionamento a partir do segundo semestre de 2015, o curso de Comunicação Social funciona no campus Caruaru e conta com 116 estudantes de 20 municípios, 18 professores, além do corpo técnico. A proposta é inovadora e atende às demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais de Comunicação Social quando não aplica habilitações, mas oferece aos estudantes a possibilidade de ter uma formação ampla no campo a partir de duas ênfases, Mídias Sociais e Produção Cultural, que funcionam como referências para os alunos. É prioridade no curso disciplinas inovadoras para o campo da Comunicação e também flexibilização da grade curricular.

O Projeto Pedagógico do Curso estabelece 3030 horas como carga horária, que é preenchida com 900 horas de disciplinas obrigatórias nos três primeiros semestres, 60h de Metodologia Científica, 870h das cadeiras de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, além de 1200h cumpridas em disciplinas escolhidas pelos estudantes, que podem ainda aproveitar 420h em atividades complementares.

O curso ocupa as salas de aula do bloco 27 e 30 do CAA, além de contar com sala de coordenação, gabinetes de estudo, espaço para orientação de estudantes, laboratório de computação gráfica laboratório com Macs para edição, uma agência laboratório (Aveloz) com produtos informativos, campanhas publicitárias, reportagens especiais, um laboratório (Observatório da Vida Agreste) com pesquisas sociológicas, sala para o Diretório Acadêmico, Biblioteca.

Há, atualmente, estudantes com estágio em empresas da região, alunos premiados em festivais audiovisuais, alunos premiados no Expocom da Intercom na categoria Ficção em Audio regionalmente e nacionalmente, bolsistas de monitoria, Pibic, Pibexc, além de alunos envolvidos em projetos de extensão, finalistas no Prêmio Pernambuco de Propaganda 2018 e jurados, na categoria discente, no Prêmio Ampro Globe Awards.

Data da última modificação: 14/12/2018, 15:04