Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Campus do Agreste lança programa de formação em ambientes virtuais e metodologias de ensino

O programa "Rizoma: o Campus em rede" objetiva servir como plataforma para um processo formativo que auxilie a comunidade acadêmica do CAA na integração e utilização de novas ferramentas e metodologias de ensino em ambientes virtuais.

A gestão do Campus do Agreste lança o programa de formação continuada "Rizoma: o Campus em rede", elaborado para servir como plataforma para um processo formativo que auxilie a comunidade acadêmica do CAA na integração e utilização de novas ferramentas e metodologias de ensino em ambientes virtuais. 

A proposta da formação é favorecer novas práticas de ensino e uma maior integração com a sociedade, por meio de ações extensionistas, além de fortalecer o programa de Internacionalização e proporcionar uma maior conexão do Campus em rede. 

Conceitualmente, o programa Rizoma tem inspiração nas espécies vegetais que apresentam uma estrutura de raízes que crescem de forma rizomáticas, ou seja, que não possuem um único centro ou raiz e tecem uma malha de nós conectados e interdependentes. Conceito este também proposto para o programa, ao visar a formação de uma rede virtual que permita estabelecer diversas conexões para o exercício de práticas colaborativas, de ensino e aprendizagem e de construção coletiva e interdisciplinar do conhecimento.

À luz dos pensamento de diversos autores e pesquisadores em educação, a integração de ambientes virtuais às práticas acadêmicas podem favorecer uma educação aberta, relacional e reconstrutiva e favorecer a comunicação, o diálogo, o intercâmbio de conhecimentos e a troca de saberes.

A primeira ação do programa será a realização do curso de formação "Suite Google for Education e metodologias ativas de ensino e aprendizagem", com a participação dos professores Auxiliadora Padilha (CE/UFPE), Marcos Barros (CE/UFPE), Michelle Lima (CAA/UFPE), Nara Portela (CAA/ UFPE), Fábio Caparica (CAA/UFPE) e Ernandes Rodrigues (doutorando Edumatec/UFPE/ professor certificado pela Google), entre outros docentes e pesquisadores convidados, com apoio também do Hub Educat da UFPE. 

O curso está dividido em módulos e níveis de experiência e transitará nas ferramentas Google e Moodle e nas novas metodologias de ensino, destaque para as metodologias ativas e a aprendizagem baseada em problemas/desafios.

Curso: Suite Google for Education e metodologias ativas de ensino e aprendizagem

Módulo 1 - Suite Google for Education - início em 01 de junho de 2020.

• Curso Básico, 30 horas, duração de 30 dias
• Curso de Imersão (Intermediário), 30 horas, duração de 30 dias
• Curso Avançado, 30 horas, duração de 30 dias (Início em julho)

Os inscritos no Módulo I - Suite Google for Education receberão, por e-mail, instruções para preenchimento de um formulário que deverá ser respondido para verificação do nível de conhecimento sobre a plataforma Google for Education. A triagem será importante para determinar em que nível do curso o inscrito irá iniciar: Básico, Imersão ou Avançado.

Módulo 2 - Curso de Metodologias ativas através da Suite Google for Education, 30 horas, duração de 30 dias (início em 06 de julho de 2020).

Nesse primeiro momento, as inscrições estão abertas para docentes e técnicos administrativos do Campus do Agreste da UFPE e devem ser realizadas através de formulário eletrônico. Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição.

As aulas acontecerão em salas virtuais do Meeting. O link para participação e demais orientações sobre o curso serão enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Mais informações
Secretaria do Centro Acadêmico do Agreste
secretaria.agreste@ufpe.br

 

 
Data da última modificação: 22/05/2020, 20:00