Prédio do CAA à noite

O CAA

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi o primeiro campus da UFPE no interior de Pernambuco, tendo sido inaugurado em março de 2006, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. Inicialmente, o CAA funcionou em instalações do Polo Comercial de Caruaru. Na escolha do município para instalaçao de um campus avançado da UFPE, foi considerada sua relevância no contexto atual da região do Agreste, que possui como principais características: cadeias e arranjos produtivos predominantes nas áreas da confecção e da agroindústria, e principal centro de serviços e negócios e de distribuição de mercadorias.  

O Centro iniciou suas atividades com cinco graduações, nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia Civil e Pedagogia. Além desses, atualmente, funcionam também as licenciaturas em Química, Física, Matemática, a Licenciatura Intercultural, os cursos de Engenharia de Produção, Medicina e Comunicação Social, que integram cinco Núcleos de Ensino (Gestão, Design, Formação Docente, Tecnologia, Ciências Exatas e da Natureza )

Na sede definitiva, há Laboratórios Integrados de Ciência e Tecnologia, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão e a formação continuada. Dessa maneira, o CAA contribui positivamente no atendimento às demandas da região, interiorizando o conhecimento científico, preparando a população para o desenvolvimento adequado das atividades produtivas por ela assumidas e incentivando iniciativas que venham garantir melhores condições de vida.
 

Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Projeto da quarta etapa do Campus do Agreste está em fase de finalização

O projeto de arquitetura básica e executivo, desenvolvido pela Superintendência de Infraestrutura da UFPE, com o apoio da equipe de projetos de arquitetura de Isabel Pinto e Ênio Squinazi, por solicitação da direção do Campus, tem previsão de entrega em julho 2019

O projeto da primeira edificação da quarta etapa do Campus do Agreste está sendo finalizado. O prédio abrigará espaços das licenciaturas em Química, Física e Matemática, do Núcleo de Formação Docente (NFD), dos cursos Design e Comunicação, do Núcleo de Design e Comunicação (NDC), e dos futuros bacharelados interdisciplinares, do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (NICEN).

O projeto de arquitetura básica e executivo, desenvolvido pela Superintendência de Infraestrutura da UFPE, com o apoio da equipe de projetos de arquitetura de Isabel Pinto e Ênio Squinazi, por solicitação da direção do Campus, tem previsão de entrega em julho 2019, e contempla espaços para mini-auditórios, laboratórios, salas de docentes e grupos de pesquisa das licenciaturas do NFD, além de laboratórios secos e molhados e amplas salas de aula para o NICEN e NDC, distribuídos em 4 pavimentos. 

A nova etapa contará também com uma estrutura de alojamento, vestiário e alimentação para os prestadores de serviços terceirizados, espaço para a equipe de infraestrutura, estacionamento coberto para a frota de veículos e almoxarifado de grandes e pequenos volumes.

Para o professor Manoel Guedes, diretor do Campus, "o projeto atende boa parte da demanda dos referidos núcleos, ampliando os ambientes acadêmicos, os laboratórios de ensino e pesquisa e os espaços de docentes e grupos de pesquisa, e trará nos próximos anos uma significativa contribuição para melhoria dos cursos existentes e para a chegada de novos cursos tecnológicos.".

Data da última modificação: 29/05/2019, 17:26

Eventos Eventos

Contatos Contatos

Secretaria
(81) 2103-9156
Escolaridade
(81) 2103-9157
Assistência Estudantil
(81) 2103-9176
Central de Estágio
(81) 2103-9191

Localização Localização