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Editais
Este edital se destina ao pagamento de custos de revisão/tradução de manuscritos para a língua inglesa. Os manuscritos apoiados através devem ter sido submetidos para publicação em periódicos indexados e classificados como A1, A2 e B1 (Qualis 2013-2016) ou como A1, A2, A3 e A4 (Qualis 2017-2018), segundo os critérios do sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) específico da área do programa de pós-graduação a qual o docente se vincula como permanente. Documentos:
O objetivo desse edital é apoiar RESIDENTES da UFPE com concessão de auxílio financeiro para inscrição e apresentação de trabalhos aceitos em eventos científicos ou tecnológicos no país e no exterior a serem realizados no período de maio a dezembro de 2019.
O público-alvo são as/os RESIDENTES dos programas de residência oferecidos pela UFPE autores/as de trabalho aceitos nesses eventos.
O edital oferece uma ajuda de custo de até R$1 mil reais para eventos nacionais e de até até R$ 2 mil reais para eventos no exterior.
CRONOGRAMA
Mês da realização do evento |
Data limite para submissão do pedido | Data de divulgação de resultados |
Maio e Junho | 30/04/2019 | 03/05/2019 |
Julho e Agosto | 31/05/2019 | 07/06/2019 |
Setembro e Outubro | 31/07/2019 | 09/08/2019 |
Novembro e Dezembro | 30/09/2019 | 04/10/2019 |
DOCUMENTOS
o Edital estabelece procedimentos e prazos para submissão de propostas para Criação de Cursos Novos (APCN). As propostas APCN devem ser fotmalizadas por processo eletrônico, contendo a documentação descrita no item 4.
DOCUMENTOS
CRONOGRAMA
ATIVIDADES | DATAS | RESPONSÁVEIS |
Inscrições para o Encontro Preparatório (Através do e-mail ceuline.medeiros@ufpe.br) | De 13 a 20/05/2019 |
DPPG/DPG/PROPESQ |
Encontro Preparatório entre a PROPESQ e os responsáveis pelas propostas APCN |
Dia 23/05/2019
| DPPG/DPG/PROPESQ |
Preenchimento da Proposta APCN na Plataforma Sucupira, para fins de abertura de processo na UFPE |
De 01 a 07/07/2019 | Unidades Proponentes/Responsáveis |
Abertura de Processo eletrônico via SIPAC (com preenchimento total das informações na Plataforma Sucupira) | Entre 01 e 08/07/2019 | Unidades Proponentes/Responsáveis |
Análise e feedback da PROPESQ | Entre 09 e 15/07/2019 | DPPG/DPG/PROPESQ |
|
Até 22/07/2019
| Unidades Proponentes/Responsáveis |
Análise de mérito, Apreciação pelas CPPGs e Homologação na Plataforma Sucupira (em caso de recomendação institucional da proposta) | Até 09/08/2019 | CPPGs/PROPESQ |
Ceuline Medeiros (ceuline.medeiros@ufpe.br)
2126.7045
Este edital se destina a fornecer Auxílio Financeiro a Pesquisador por meio da destinação de recursos financeiros para custear a execução de projetos de pesquisa e inovação ou para participação do pesquisador em eventos e atividades relacionadas.
PRAZO
As solicitações serão recebidas até o dia 31 (trinta e um) de maio de 2019.
DOCUMENTOS (Clique para baixar)
Este edital se destina a fornecer Auxílio Financeiro a Pesquisador visando apoiar o desenvolvimento de pesquisa e inovação, por meio da destinação de recursos financeiros para custear a execução de projetos de pesquisa e inovação ou para participação do pesquisador em eventos e atividades relacionadas.
SUBMISSÕES
1ª Chamada - Até 30 de abril
2ª Chamada - Até 30 de setembro
DOCUMENTOS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq)
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic-AF/UFPE/CNPq)
Edital Propesq nº 07/2019
Vigência do edital
De 13 de março de 2019 a 13 de novembro de 2020
Prazo de inscrição
De 15 de abril a 03 de maio de 2019
Documentos
OBJETIVO
Apoiar discentes, docentes e técnicos da UFPE com concessão de auxílio financeiro para inscrição e apresentação de trabalhos aceitos, através de processo de submissão e revisão, em eventos científicos ou tecnológicos no país e no exterior, a serem realizados no período de abril a dezembro de 2019.
ITENS FINANCIÁVEIS
Ajuda de custo ou concessão de auxílio financeiro a pesquisador de até, no máximo, R$1.000,00 (um mil reais) para eventos nacionais. Para eventos no exterior, o apoio pode ter valor de até, no máximo, R$ 2.000,00 (dois mil reais).
CRONOGRAMA
Mês da realização do evento | Data-limite para submissão do pedido (via formulário eletrônico) | Divulgação dos resultados até: |
Abril e Maio | 25/03/2019 | 01/04/2019 |
Junho, Julho e Agosto | 17/05/2019 | 24/05/2019 |
Setembro e Outubro | 26/07/2019 | 12/08/2019 |
Novembro e Dezembro | 27/09/2019 | 11/10/2019 |
DOCUMENTOS
- Edital
- Anexo 1 | Termo de concessão de auxílio financeiro a pesquisador
- Anexo 2 | Ficha-requerimento para solicitação de auxílio financeiro para apresentação de trabalho em eventos científicos (discentes)
RESULTADOS
O objetivo desse edital é apoiar RESIDENTES da UFPE com concessão de auxílio financeiro para inscrição e apresentação de trabalhos aceitos em eventos científicos ou tecnológicos no país e no exterior a serem realizados nos meses de março e abril de 2019.
O público-alvo são as/os RESIDENTES dos programas de residência oferecidos pela UFPE autores/as de trabalho aceitos nesses eventos.
O edital oferece uma ajuda de custo de até R$1 mil reais para eventos nacionais e de até até R$ 2 mil reais para eventos no exterior.
Observação: Esta é uma primeira chamada que contemplará apenas os eventos realizados em março e abril de 2019. A Propesq deve publicar outro edital que vai contemplar os eventos realizados a partir de maio de 2019.
CRONOGRAMA
Chamada | Mês da realização do evento |
Data-limite para submissão do pedido | Data de divulgação de resultados |
1ª | Março e abril | 12 de março de 2019 | 19 de março de 2019 |
DOCUMENTOS
O Edital Propesq nº. 04/2019 visa à concessão de 15 bolsas de doutorado sanduíche não vinculadas a projetos de pesquisa para o ano de 2019 do Projeto Institucional de Internacionalização (PII) da UFPE. A chamada é promovida no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
PRAZO [PRORROGADO]
Os PPGs têm até o dia 1º DE MARÇO para enviar os documentos dos candidatos aprovados pela sua comissão de seleção interna à Propesq . A lista de candidatos aprovados vai ser divulgado até o dia 15 de março.
POS-GRADUAÇÕES PARTICIPANTES
O Edital Propesq nº. 04/2019 é voltado aos 19 programas de pós-graduação (PPGs) incluídos no PrInt da universidade. Os PPGs são Biologia Animal, Biologia de Fungos, Biologia Vegetal, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Física, Genética, Inovação Terapêutica, Matemática, Medicina Tropical, Oceanografia, Química, Serviço Social, Sociologia e Tecnologias Energéticas e Nucleares.
TEMAS
As bolsas contemplam os temas “Biodiversidade e Conservação de Recursos Naturais”; “Estado e sociedade na contemporaneidade global: dinâmicas de desigualdade e desenvolvimento”; “Inovação em Saúde”; “Inovação nas Ciências Básicas” e “Modelagem de Sistemas”.
BOLSAS
Cada tema disponibiliza três bolsas com duração de seis meses cada, o que dá um total de 15 bolsas. O valor global do benefício é de R$40.478,40.
CANDIDATOS
Os candidatos devem apresentar as candidaturas aos respectivos PPGs, conforme seus cronogramas internos específicos, com os documentos requisitados no edital. Para se candidatar, o interessado deve ser aluno de doutorado regularmente matriculado em um dos 19 PPGs participantes do PrInt/UFPE. Também deve ter sido aprovado no exame de qualificação do PPG ou ter cursado, até 12 de abril, pelo menos o primeiro ano do doutorado, dentre outros requisitos.
Os estudantes devem dar atenção especial ao comprovante de proficiência conforme consta no anexo XII do Edital nº 41/2017 da Capes, tendo em vista a possibilidade de sua alteração face às mudanças nos critérios do Edital nº. 41/2018 – Capes-Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).
DOCUMENTOS
Edital
Edital Retificado
Retificação nº 1
Retificação nº 2
Resultado
DÚVIDAS
O Edital Propesq nº. 03/2019 visa à concessão de bolsas no país não vinculadas aos projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Internacionalização (PrInt) da UFPE.
PROGRAMAS PARTICIPANTES
O edital tem como objetivo atender os 19 programas de pós-graduação incluídos no PrInt (Biologia Animal, Biologia de Fungos, Biologia Vegetal, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Física, Genética, Inovação Terapêutica, Matemática, Medicina Tropical, Oceanografia, Química, Serviço Social, Sociologia e Tecnologias Energéticas e Nucleares).
TEMAS
São oferecidas bolsas nos temas de “Biodiversidade e Conservação de Recursos Naturais”; “Estado e sociedade na contemporaneidade global: dinâmicas de desigualdade e desenvolvimento”; “Inovação em Saúde”; “Inovação nas Ciências Básicas” e “Modelagem de Sistemas”.
BOLSAS
As bolsas são ofertadas em três modalidades:
Jovem Talento com Experiência no Exterior: para jovens pesquisadores de talento, brasileiros ou estrangeiros, residindo no exterior com relevante experiência acadêmico-científica internacional comprovada (como mestrado ou doutorado plenos ou mestrado ou doutorado sanduíche por no mínimo doze meses) para realização de atividades de pesquisa ou docência, dentro da duração do Projeto Institucional de Internacionalização (PII);
Pós-doutorado com Experiência no Exterior: para atração de pesquisadores ou docentes, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior que tenham relevante experiência acadêmico-científica no exterior (como doutorado pleno ou pós-doutorado por no mínimo doze meses), para realização de atividades de pesquisa ou docência, dentro da duração do Projeto Institucional de Internacionalização;
Professor Visitante no Brasil: para atração de professores de renome atuantes e residentes no exterior para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais, ao longo da duração do Projeto Institucional de Internacionalização; ou mestrado ou doutorado sanduíche por no mínimo doze meses) para realização de atividades de pesquisa ou docência, dentro da duração do Projeto Institucional de Internacionalização.
PRAZOS
As propostas devem ser submetidas pelo coordenador (a) do Programa de Pós-graduação PrInt/UFPE, através do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site da Propesq ou no endereço https://goo.gl/forms/zkeKjpvIe4debmi53 até o dia 28 de fevereiro para candidaturas com atuação no primeiro semestre ou até o dia 30 de abril para candidaturas com atuação no segundo semestre.
DOCUMENTOS
Edital
Edital Retificado
Retificação
DÚVIDAS
DOCUMENTOS
RESULTADOS (clique no mês)
Março | Abril | Abril (remanejamento)
OBJETIVOS
Conceder bolsas de pós-graduação, nas modalidades de mestrado e doutorado, a estudantes ligados a projetos de pesquisa relevantes em suas áreas de conhecimento, selecionados por programas de pós-graduação (PPGs) da UFPE recomendados pela Capes e participantes do programa DS/Capes;
Atrair e fixar bons estudantes nos programas de pós-graduação da UFPE que desenvolvam linhas de pesquisa em áreas consideradas em sintonia com as políticas de desenvolvimento socio-econômico do país.
BOLSAS
Serão concedidas até 40 bolsas de mestrado e 35 de doutorado. A vigência das bolsas inicia-se a partir do mês da publicação do resultado da concessão ou remanejamento, de acordo com o cronograma do edital (ver abaixo), até fevereiro de 2020.
CRONOGRAMA
Este edital terá fluxo contínuo, devendo as solicitações, a publicação dos resultados e a indicação de bolsistas pelos PPGs contemplados obedecer aos seguintes prazos mensais:
Início pretendido da bolsa | Período para solicitação | Resultado (nesta página) | Indicação do bolsista |
Março/2019 | 19 a 26/02/2019 | 01/03/2019 | 12/03/2019 |
Abril/2019 | 22 a 29/03/2019 | 01/04/2019 | 15/04/2019 |
Maio/2019 | 22 a 29/04/2019 | 02/05/2019 | 15/05/2019 |
Junho/2019 | 23 a 30/05/2019 | 03/06/2019 | 14/06/2019 |
Julho/2019 | 21 a 28/06/2019 | 01/07/2019 | 15/07/2019 |
Agosto/2019 | 23 a 30/07/2019 | 01/08/2019 | 13/08/2019 |
Setembro/2019 | 22 a 29/08/2019 | 02/09/2019 | 16/09/2019 |
Outubro/2019 | 20 a 27/09/2019 | 01/10/2019 | 15/10/2019 |
Novembro/2019 | 23 a 30/10/2019 | 01/11/2019 | 14/11/2019 |
Mais informações:
Setor de Bolsas de Pós-Graduação/Diretoria de Pós-Graduação/Propesq
Reitoria, 2º andar, sala 348
bolsaspg.propesq@ufpe.br | (81) 2126 8143
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é um programa da CAPES que visa à qualificação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior.
Podem concorrer a bolsas da concessão 2019 do PDSE estudantes regularmente matriculados em cursos de doutorado acadêmico da UFPE avaliados com nota 4 ou superior na avaliação quadrienal da Capes em 2017.
Regulamento
- Portaria Capes nº 289/2018 (Regulamento para Bolsas no Exterior)
- Portaria Capes nº 125/2018 (valores da bolsa e benefícios)
- Portaria Capes nº 202/2017 (adicional localidade)
Processo seletivo 2019
- Edital Propesq nº 01/2019 - concessão de bolsas PDSE (retificado em 22/02/2019)
- Retificação nº 01
- Retificação nº 02
- Retificação nº 03
- Retificação nº 04
Inscrição na plataforma da Capes (obrigatório para os aprovados): CLIQUE AQUI
Mais informações:
Setor de Bolsas de Pós-Graduação da Propesq
Reitoria, 2º andar, sala 348
bolsaspg.propesq@ufpe.br | (81) 2126 8143
A Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), publicou quatro chamadas públicas voltadas à concessão de recursos financeiros para apoiar a infraestrutura de pesquisa e ações transversais. A empresa vai selecionar projetos institucionais a ações transversais em áreas específicas do conhecimento, manutenção e aquisição em infraestrutura de pesquisa de laboratórios, equipamentos, biotérios e para a finalização de obras.
Formulários para Apresentação de Propostas (FAP) da Propesq/UFPE
ATENÇÃO: Confira abaixo o novo calendário UFPE/Propesq referente à chamada pública MCTIC/Finep/CT-Infra 03/2018 - Manutenção
DATAS | ETAPAS |
11/07/2018 | Lançamento da Chamada Pública - Finep |
17/07/2018 | Divulgação no site da Propesq |
20/07/2018 | Reunião - Esclarecimentos |
06/08/2018 - até 12h | I versão entregue à Propesq |
09-10/08/2018 | Avaliação |
13/08/18 | Resultado - Propesq |
14-17/08/2018 | Ajustes |
20-23/08/2018 | Preenchimento do FAP |
23/08/18 | Envio do formulário eletrônico pela Propesq à FINEP |
24/08/2018 Data-final para envio eletrônico da proposta.
27/08/2018 Data-final para envio impresso da proposta.
O edital se destina ao pagamento de custos de publicação de artigos em periódicos de elevado impacto qualificados, exclusivamente, como A1 ou A2 segundo os critérios do sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) [http://qualis.capes.gov.br/webqualis/] específico da área do programa de pós-graduação ao qual o docente se vincula como permanente.
DOCUMENTOS (Clique para baixar)
- Edital
- Formulário de inscrição e acompanhamento
- Primeiro resultado
- Retificação
- Segundo resultado
- Retificação do segundo resultado
CRONOGRAMA
Período para recebimento de solicitações | De 29 de agosto a 28 de setembro de 2018 |
Resultado | 08 de outubro |
O edital se destina ao pagamento de custos de revisão/tradução de manuscritos para a língua inglesa para publicação em periódicos qualificados de circulação internacional.
DOCUMENTOS (clique para baixar)
- Edital
- Formulário
- Primeiro resultado
- Segundo resultado
- 1ª Retificação do segundo resultado
- 2ª Retificação do segundo resultado
- 3ª Retificação do segundo resultado
CRONOGRAMA
Período para recebimento de solicitações | De 29 de agosto a 28 de setembro de 2018 |
Resultado | 08 de outubro |
Este edital se destina a fornecer Auxílio Financeiro a Pesquisador visando apoiar o desenvolvimento de pesquisa e inovação, por meio da destinação de recursos financeiros para custear a execução de projetos de pesquisa e inovação ou para participação do pesquisador em eventos e atividades relacionadas.
SUBMISSÕES
Até 28 de setembro.
DOCUMENTOS (Clique para baixar)
Este edital visa à contratação, em caráter temporário, de professor visitante (brasileiro ou estrangeiro) para atuar em projetos de pesquisa no âmbito de, pelo menos, um programa de pós-graduação da UFPE. Os pesquisadores devem ter reconhecida competência e liderança em suas áreas de conhecimento e contribuir para a consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização da universidade.
Cronograma de submissão de proposta
Entrega das propostas: até 17 de agosto de 2018
Divulgação dos resultados da seleção: até 31 de agosto de 2018
Documentos
Este edital se destina a fornecer Auxílio Financeiro a Pesquisador por meio da destinação de recursos financeiros para custear a execução de projetos de pesquisa e inovação ou para participação do pesquisador em eventos e atividades relacionadas.
PRAZO
As solicitações serão recebidas até o dia 29 (vinte e nove) de junho de 2018.
DOCUMENTOS (Clique para baixar)
Objetivos:
- Contribuir para a formação e inserção de estudantes nas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
- Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país;
- Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
Inscrições:
Etapa on-line: até 8 de junho de 2018
Etapa impressa: até 8 de junho de 2018
Entrega de Relatório Parcial:
Etapa | Prazo |
Entrega presencial | 1º de março a 18 de março |
*Os documentos impressos e o CD com os arquivos deverão ser entregues ao Setor de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE. O Setor funciona entre 8h e 12h e entre 13h e 17h.
Documentos:
Objetivos
- Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado do quadro da UFPE;
- Incentivar a curiosidade e o interesse do aluno no desenvolvimento do pensamento reflexivo;
- Proporcionar a formação de hábitos e de atitudes científicas;
- Articular o ensino e a pesquisa de forma a possibilitar a disseminação de uma postura científica frente ao desafio do conhecimento;
- Incentivar a articulação entre a teoria e a prática, entre o aprendizado e o observado, entre o que se ensina nas instituições escolares e a que se produz nas instituições de pesquisa;
- Possibilitar um confronto teórico-prático, a partir da vivência do estudante no contexto de práticas científicas.
Inscrições:
Etapa on-line: até 8 de junho de 2018
Etapa impressa: até 8 de junho de 2018
Entrega de Relatório Parcial:
Etapa | Prazo |
Entrega presencial | 1º de março a 18 de março |
*Os documentos impressos e o CD com os arquivos deverão ser entregues ao Setor de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE. O Setor funciona entre 8h e 12h e entre 13h e 17h.
Documentos:
O edital apoia residentes da UFPE por meio de auxílio financeiro para inscrição e apresentação de trabalhos aceitos em eventos científicos ou tecnológicos no país e no exterior a serem realizados no período de junho a dezembro de 2018.
Público-alvo
Residentes dos programas de residência oferecidos pela UFPE que sejam um dos autores do trabalho aceito.
Documentos para baixar
CRONOGRAMA
Chamada | Mês da realização do evento | Data-limite para submissão do pedido | Data de divulgação de resultados |
1ª | Junho, Julho e Agosto | 15/05/2018 | 25/05/2018 |
2ª | Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro | 15/08/2018 | 27/08/2018 |
3º | Outubro, Novembro e Dezembro | 21/09/2018 | 02/10/2018 |
DOCUMENTOS (Clique para baixar)
OBJETIVO
O presente edital tem como propósito regulamentar a seleção de candidatos para preenchimento das vagas oferecidas pelas Universidades brasileiras associadas ao GCUB no âmbito do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB 2018 para cursos de Mestrado e de Doutorado, em modalidade presencial, com início em 2019, de acordo com as informações constantes na Tabela de Cursos de Mestrado e de Doutorado em Universidades brasileiras.
PÚBLICO-ALVO NA UFPE
Mestrados acadêmicos que tenham conceito de 4, 5, 6 e 7 na UFPE
Programas
CRONOGRAMA
DATA | ATIVIDADE |
20 de abril | Data-limite de adesão dos PPGs via Propesq |
04 de junho – 30 de julho | Período de inscrição para os estudantes estrangeiros |
02 de julho - 17 de agosto | Verificação dos documentos pela OEA-GCUB (Fase 1) |
28 agosto - 08 de outubro | Resultado da avaliação pelos PPGs da UFPE (Fase 2) |
9 - 5 de outubro | Classificação dos candidatos pela OEA-GCUB (Fase 3) |
19 - 20 de novembro | Divulgação dos resultados |
03 de dezembro - 30 de janeiro | Prazo para desistência da bolsa |
Mais informações:
Gabinete do Pró-Reitor
proreitor.propesq@ufpe.br
2126-7055
OBJETIVO
Apoiar discentes, docentes e técnicos da UFPE com concessão de auxílio financeiro para inscrição e apresentação de trabalhos aceitos, através de processo de submissão e revisão, em eventos científicos ou tecnológicos no país e no exterior, a serem realizados no período de abril a dezembro de 2018.
ITENS FINANCIÁVEIS
Ajuda de custo ou concessão de auxílio financeiro a pesquisador de até, no máximo, R$1.000,00 (hum mil reais) para eventos nacionais. Para eventos no exterior, o apoio pode ter valor de até, no máximo, R$ 2.000,00 (dois mil reais).
CRONOGRAMA
Mês da realização do evento | Data-limite para submissão do pedido (via formulário eletrônico) | Divulgação dos resultados até: |
Abril, Maio e Junho | 21/03/2018 | 28/03/2018 |
Junho, Julho, Agosto e Setembro | 20/05/2018 | 28/05/2018 |
Setembro, Outubro e Novembro | 17/08/2018 | 27/08/2018 |
Novembro e Dezembro | 21/09/2018* | 28/09/2018 |
* Data-limite em função do final do exercício financeiro
DOCUMENTOS
- Edital
- Anexo 1 | Termo de concessão de auxílio financeiro a pesquisador
- Anexo 2 | Ficha-requerimento para solicitação de auxílio financeiro para apresentação de trabalho em eventos científicos (discentes)
RESULTADOS
ATENÇÃO: O Prazo final para indicação dos coordenadores dos projetos de Cooperação internacional é 31 de outubro de 2018
DOCUMENTOS (Clique para baixar)
- Termo de Compromisso - Coordenador(a) de Projeto de Pesquisa em Cooperação Internacional
- Orientações Gerais
- Resultado Final
- Retificação do edital
- Edital
- Modelo do Projeto
- Resultado preliminar
- Grupo gestor
A UFPE, por intermédio da Pró-Reitoria Para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e em consonância com as normas do Edital nº 41/2017 da CAPES, torna público o Edital Programa Institucional de Internacionalização UFPE/Print Nº 1/2018 para a seleção de projetos que integrarão a Proposta Institucional da UFPE no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização – Capes/Print.
O Edital concederá Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior, Recursos para Manutenção de Projetos, Bolsas no País e no Exterior, entre outros itens financiáveis, de acordo com o item 7 do edital, visando ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com ênfase no aprimoramento da produção acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
REQUISITOS
O Edital selecionará projetos de internacionalização desenvolvidos por programas de pós-graduação (PPGs) e seus respectivos grupos de pesquisa que tenham ao menos conceito 4 (quatro) na avaliação quadrienal 2013/2016 da CAPES e possuam doutorado, conforme item 2 do Edital.
O projeto de pesquisa a ser desenvolvido deve seguir os critérios estabelecidos no item 6 do Edital considerando também os pressupostos descritos no item 3, seção 1, que informa que os projetos devem possuir envolvimento com pelo menos um dos temas prioritários, disponíveis no Anexo I do Edital, cuja indicação visa alcançar os objetivos estabelecidos no Edital Capes Print. O Anexo II do Edital refere-se ao Modelo do Projeto.
CRONOGRAMA
Data limite para submissão de propostas | 17/03/2018 |
Resultado preliminar | 02/04/2018 |
Data limite para recurso | 05/04/2018 |
Resultado final | 06/04/2018 |
Retificado em 06/04
Mais informações:
Coordenação de Editais
ufpeprint@gmail.com
SUBMISSÃO E AVALIAÇÃORELATÓRIO PARCIAL
Etapa Prazo Submissão via Siga 1º de março a 15 de março Entrega presencial da documentação impressa 1º a18 de março Avaliação dos projetos 19 de março a 26 de março Ressubmissão via Siga até 31 de março
Documentos
- Edital (confira atualizações no cronograma do processo seletivo na tabela abaixo)
- Formulário de dispensa de avaliação de projeto
- Relação das inscrições não homologadas
Manuais para orientadores
- Manual de avaliação de projetos
- Manual para avaliador de relatório parcial
- Manual do usuário Pibic
- Termo de compromisso bolsista cota Propesq
- Termo de compromisso Pibic voluntário
Cronograma do Processo Seletivo
Período de inscrição via Sig@ Inscrição de projetos está condicionada à submissão de relatórios anteriores, se pendentes de envio eletrônico |
De 26 de março a 20 de abril de 2018 |
Entrega de documentos para abertura de perfil de pesquisa no Siga para alunos externos |
Até 06 de abril de 2018 |
Entrega da documentação complementar (documentos impressos e comprovantes do Siga) na Propesq/UFPE |
Até 23 de abril de 2018 |
Postagem da documentação complementar via malote (exclusivamente para docentes lotados no CAV ou CAA) |
Até 23 de abril de 2018 |
Divulgação da homologação das inscrições |
Até 04 de junho de 2018 |
Seleção e indicação de avaliadores pelo comitê interno |
Até 25 de maio de 2018 |
Convocação dos avaliadores |
Até 25 de maio de 2018 |
Avaliação por avaliadores ad hocs |
De 26 de maio a 11 de junho de2018 |
Data-limite para solicitar dispensa de indicação como avaliador |
Até 30 de maio de 2018 |
Resposta às solicitações de dispensa de avaliação |
Até 05 de junho de 2018 |
Avaliação e classificação pelo comitê interno | De 11 a 19 de junho de 2018 |
Avaliação e classificação pelo comitê externo | 26 a 29 de junho de 2018 |
Divulgação do resultado no site da Propesq | A partir de 18 de julho de 2018 |
Período para pedidos de reconsideração, alteração de indicação de aluno e prioridade na concessão de bolsa | Até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado |
Respostas aos pedidos de reconsideração | Até 10 (dez) dias úteis após a divulgação do resultado |
Entrega do Termo de Compromisso aluno Bolsista Cota Propesq e aluno Voluntário | Até 23 de julho de 2018 |
Preenchimento do Termo de Compromisso Eletrônico Aluno Cota CNPq (após recebimento do link por e-mail) | Até 15 de agosto de 2018 |
Data-limite para entrega de comprovante de submissão ou aprovação no comitê de ética dos projetos aprovados (caso necessário) | Até 31 de outubro de 2018 |
Mais informações
Setor de Bolsas de Iniciação Científica
pibic@ufpe.br | 81 2126.7052
DOCUMENTOS (clique nos links abaixo para baixar)
RESULTADOS (clique no mês)
Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro
OBJETIVOS
Conceder bolsas de pós-graduação, nas modalidades de mestrado e doutorado, a estudantes ligados a projetos de pesquisa relevantes em suas áreas de conhecimento, selecionados por programas de pós-graduação (PPGs) da UFPE recomendados pela Capes e participantes do programa DS/Capes;
Atrair e fixar bons estudantes nos programas de pós-graduação da UFPE que desenvolvam linhas de pesquisa em áreas consideradas em sintonia com as políticas de desenvolvimento socio-econômico do país.
BOLSAS
Serão concedidas até 40 bolsas de mestrado e 35 de doutorado. A vigência das bolsas inicia-se a partir do mês da publicação do resultado da concessão ou remanejamento, de acordo com o cronograma do edital (ver abaixo), até fevereiro de 2019.
CRONOGRAMA
Este edital terá fluxo contínuo, devendo as solicitações, a publicação dos resultados e a indicação de bolsistas pelos PPGs contemplados obedecer aos seguintes prazos mensais:
Início pretendido da bolsa | Período para solicitação | Resultado (nesta página) | Indicação do bolsista |
Março/2018 | 08 a 27/02/2018 | 01/03/2018 | 12/03/2018 |
Abril/2018 | 22 a 29/03/2018 | 02/04/2018 | 13/04/2018 |
Maio/2018 | 20 a 27/04/2018 | 02/05/2018 | 15/05/2018 |
Junho/2018 | 23/05 a 06/06/2018 | 07/06/2018 | 15/06/2018 |
Julho/2018 | 21 a 28/06/2018 | 02/07/2018 | 13/07/2018 |
Agosto/2018 | 23 a 30/07/2018 | 01/08/2018 | 14/08/2018 |
Setembro/2018 | 23 a 30/08/2018 | 03/09/2018 | 14/09/2018 |
Outubro/2018 | 20 a 27/09/2018 | 01/10/2018 | 15/10/2018 |
Novembro/2018 | 23 a 30/10/2018 | 01/11/2018 | 14/11/2018 |
Mais informações:
Setor de Bolsas de Pós-Graduação/Diretoria de Pós-Graduação/Propesq
Reitoria, 2º andar, sala 348
bolsaspg.propesq@ufpe.br | (81) 2126 8143
OBJETIVO
Apoiar alunos, professores e técnicos-administrativos da UFPE com a concessão de auxílio financeiro para inscrição e apresentação de trabalhos aceitos em eventos científicos ou tecnológicos no país e no exterior, a serem realizados no período de janeiro a março de 2018.
PÚBLICO-ALVO
O auxílio destina-se a docentes e técnicos ocupantes de cargos de nível superior que possuam título de mestrado e/ou doutorado e alunos de pós-graduação stricto sensu que sejam um dos autores de trabalho aceito. Os recursos deste edital não contemplam pesquisadores que possuem grant associado à bolsa de produtividade do CNPq.
ITENS FINANCIÁVEIS
Ajuda de custo ou concessão de auxílio financeiro a pesquisador de até R$1.000 para eventos nacionais. Para eventos no exterior, o apoio pode ter valor de até R$ 2.000.
DOCUMENTOS (clique nos links abaixo para baixar)
- Edital
- Anexo 1 | Termo de concessão de auxílio financeiro a pesquisador
- Anexo 2 | Ficha-requerimento para solicitação de auxílio financeiro para apresentação de trabalho em eventos científicos (discentes)
CONFIRA TAMBÉM (apenas para docentes e técnicos)
- Resolução nº 10/2014 - Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (CCEPE) | Estabelece normas para concessão de auxílio financeiro a pesquisador através de editais
- Manual de Concessão e de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador
RESULTADOS (2017)
Abril e Maio | Junho, Julho e Agosto | Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
RESULTADOS (2018)
Atenção: Conforme item 5 do edital, os contemplados deverão formalizar processo físico no Setor de Protocolo/Divisão de Comunicação (Reitoria/Recife ou respectivos protocolos do CAA e CAV), com a documentação obrigatória descrita no item 5, etapa 2, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado. O proponente que deixar de executar o procedimento no prazo estipulado será automaticamente desclassificado. A prestação de contas deverá ser realizada em até 30 (trinta) dias após o retorno da viagem, conforme item 9 do edital.
CRONOGRAMA
Mês de realização do evento | Data-limite para submissão de pedido | Data prevista para divulgação de resultados |
Janeiro, fevereiro e março | 15/01 para os eventos de janeiro | 19/01/2018 (eventos de janeiro) |
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Publicado no Boletim Oficial nº 28 de 27 de março de 2018, o Edital estabelece procedimentos e prazos para submissão de propostas para Criação de Cursos Novos (APCN). As propostas APCN devem ser submetidas através de processo a ser aberto junto ao Protocolo Geral (Reitoria), contendo a documentação descrita no item 7 e respeitando, impreterivelmente, o prazo estabelecido no item 10.
DOCUMENTOS (Clique para acessar)
CRONOGRAMA
ATIVIDADE | PERÍODO | RESPONSÁVEL |
Preenchimento na Plataforma Sucupira (ação necessária para abertura de processo) | 23/04/2018 a 29/04/2018 | Departamentos / PPGs |
Abertura de Processos | Até 30/04/2018 | Departamentos / PPGs |
Homologação da Proposta na Plataforma | Até 01/06/2018 | PROPESQ |
Mais informações:
Cordenação e Divisão de Programas Stricto Sensu
Ceuline Medeiros (ceuline.medeiros@ufpe.br)
Visa a atender a demanda qualificada dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPE, na forma de manutenção de equipamentos, de uso compartilhado, para laboratórios de pesquisa científica, ligados aos programas de pós-graduação da UFPE.
Documentos
Calendário
Lançamento do Edital: 16 de agosto de 2017
Início das inscrições em formulário on-line: 16 de agosto de 2017
Término das inscrições em formulário on-line: 25 de agosto de 2017 Prorrogado até 29 de agosto de 2017
Divulgação do resultado final: a partir de 1º de setembro de 2017
Prazo final para formalização de processo (Etapa 2): 11 de setembro de 2017 Prorrogado até 15 de setembro
Contatos para informações
Sobre preenchimento de formulário e submissão
Coordenação de Editais da Propesq
Marcos Soares (marcos.asoares@ufpe.br)
Sobre procedimentos de solicitação dos serviços de manutenção
Divisão de Contabilidade e Convênios
Késia Salgado (kezia_ufpe@yahoo.com.br) e Pablo Sousa (pablo.sousa@ufpe.br)
Visa ao incentivo à publicação de artigos em periódicos de elevada qualificação (classificados como Qualis A1, A2 na Capes) publicados no período de outubro de 2016 a setembro de 2017. Periódico que não conste do Qualis será considerado desde que seja claramente de alta qualidade internacional (conforme explica o edital).
SUBIMSSÕES
Até 29 de setembro de 2017 em regime de fluxo contínuo
DOCUMENTOS
Objetivos
Possibilitar a permanência, em caráter temporário junto aos PPGs da UFPE, de especialistas nacionais ou estrangeiros de reconhecida competência e liderança em suas áreas de conhecimento que possam contribuir para a consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização. Será especialmente estimulada a apresentação de propostas que tenham ao menos uma das seguintes características: seja apoiada pela manifestação explícita de interesse de mais de um PPG da UFPE, dentro de um projeto inter ou multidisciplinar; represente a possibilidade de abertura/consolidação uma área do conhecimento considerada prioritária pela UFPE; inserção de recursos humanos internacionais qualificados com o propósito de estimular o ambiente acadêmico internacional; professor visitante que possuir título de doutor em instituição de prestígio internacional com reconhecida produção científica.
Disponibilidade
6 (seis) vagas
Período da contratação
Duração mínima de 03 (três) e máxima de 12 (doze) meses. O início de atividades do visitante deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2018.
Entrega das propostas
Até 06 de setembro de 2017
Documentos
Mais informações
Divisão de Capacitação e Acompanhamento Docente (DCAD)
dcad.propesq@ufpe.br | (81) 2126 7048
Este edital se destina ao pagamento de custos de publicação de artigos em periódicos. Os manuscritos apoiados através deste Edital deverão ser publicados em periódicos qualificados, exclusivamente, como A1 ou A2 segundo os critérios do sistema Qualis da Capes. Serão considerados apenas os artigos publicados e/ou aprovados para publicação em 2017.
APOIO
Serão reembolsadas as despesas comprovadas para pagamento de taxa de publicação, conforme detalhado no item 2 deste Edital, até o limite de R$ 4 mil por ano.
PRAZOS
As solicitações serão recebidas até 6 de outubro de 2017. O resultado será divulgado até 15 de outubro de 2017.
DOCUMENTOS
Este edital se destina ao pagamento de custos de custos de revisão/tradução de manuscritos para a língua inglesa. Os manuscritos apoiados através deste Edital deverão ter sido submetidos para publicação em periódicos indexados e classificados como A1, A2 e B1, segundo os critérios do sistema Qualis da CAPES (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/) específico de cada área. Serão aceitas para análise apenas as solicitações de apoio para artigos cuja tradução e submissão tenham ocorrido no ano de 2017.
APOIO
O apoio será individual ao pesquisador. Serão reembolsadas despesas comprovadas para pagamento de serviços de revisão/tradução conforme detalhado no item 2 deste Edital, até o limite de R$ 1 mil por manuscrito, podendo o pesquisador apresentar no máximo a solicitação de R$ 2 mil por ano.
PRAZOS
As solicitações serão recebidas até o prazo 6 de outubro de 2017. O resultado será divulgado até 15 de outubro de 2017
DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Será considerada a ordem de apresentação das solicitações até atingir o montante de recursos alocados para este edital.
DOCUMENTOS
OBJETIVO
Apoiar RESIDENTES da UFPE com concessão de auxílio financeiro para inscrição e apresentação de trabalhos aceitos em eventos científicos ou tecnológicos no País e no exterior, a serem realizados no período de maio a dezembro de 2017.
PÚBLICO-ALVO
O auxílio destina-se aos RESIDENTES dos Programas de Residência oferecidos pela UFPE que sejam um dos autores de trabalho aceito.
ITENS FINANCIÁVEIS
Ajuda de custo de até R$1 mil para eventos nacionais. Para eventos no exterior o apoio pode ter valor de até R$ 2 mil.
DOCUMENTOS
RESULTADOS
Maio | Junho, Julho e Agosto | Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro - 1ª Divulgação, 2ª Divulgação - Retificação
CALENDÁRIO
Mês da realização do evento | Data-limite para submissão do pedido | Data de divulgação de resultados |
Maio | 14/04/2017 | 21/04/2017 |
Junho, Julho e Agosto | 28/04/2017 | 12/05/2017 |
Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro | 15/07/2017 | 31/07/2017 |
Outubro, Novembro e Dezembro | 31/08/2017 | 15/09/2017 |
CONTATOS
Setor de Especialização/Diretoria de Pós-Graduação
patricia.mergulhao@ufpe.br | (81) 2126 7049
OBJETIVOS
Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico; qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo; estimular orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição.
Documentos
- Formulário de Substituição/Cancelamento de Aluno
- Formulário para Desistência de Cota de Bolsa
- Pedido de Alteração de Ordem de Preferência
- Termo de Compromisso Bolsista Cota Propesq | Formulário Gerador de Comprovante.
- Termo de Compromisso Pibic Voluntário
- Pedidos de Reconsideração | Formulário Gerador de Comprovante
- Lista de contemplados | Bolsistas e Voluntários
- Resultado Geral
- Edital (PDF)
- Manual de Usuário (Inscrição)
- Formulário para aluno externo
VIGÊNCIA
22 de março de 2017 a 09 de novembro de 2018
OBJETIVOS
Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico; qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo; estimular orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição.
CALENDÁRIO - PRÓXIMAS ETAPAS
ETAPA | PRAZO |
Submissãode Relatório Final e Resumo Expandido via Siga Baixe os modelos e orientações | Até 31 de agosto |
Entrega de documentação impressa à Propesq (A entrega só pode ser feita depois do envio via Siga) | Até 1º de setembro |
Avaliação de Relatórios Finais | Agosto e Setembro de 2017 |
25º Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic) | 22 a 24 de Novembro de 2017 |
OUTROS DOCUMENTOS
LISTAS/RESULTADOS
- Lista de projetos cancelados
- Bolsistas 3ª Chamada
- Bolsistas 2ª Chamada
- Troca de Aluno(a)
- Alteração na Ordem de Preferência
- Desistência
- Reconsideração de Resultado
- Voluntários 2ª Chamada
- Voluntários 1º Chamada
- Bolsistas 1ª Chamada
Mais informações
Setor de Bolsas de Iniciação Científica
(81) 2126 7052 | pibic@ufpe.br
Atendimento ao público
Horário: 8h às 18h
Às terças-feiras, o Setor realiza expediente interno, não havendo atendimento ao público
OBJETIVOS
- Contribuir para a formação e inserção de estudantes nas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
- Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país;
- Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS
- Edital (PDF)
- Formulário de Substituição/Cancelamento de Aluno
- Formulário para Desistência de Cota de Bolsa
- Pedido de Alteração de Ordem de Preferência
- Formulário Troca de Aluno
VIGÊNCIA
De 25 de abril de 2017 a 09 de novembro de 2018
PRÓXIMAS ETAPAS - CALENDÁRIO
Envio via Siga de relatório final e resumo expandido | Até 31 de agosto de 2017 |
Entrega de documentos impressos presencialmente à Propesq | Até 1º de setembro de 2017 |
Avaliação de relatórios finais e resumos | Setembro de 2017 |
9º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Coniti) | 22 a 24 de Novembro de 2017 |
OUTROS DOCUMENTOS
Mais informações
Setor de Bolsas de Iniciação Científica
(81) 2126 7052 | pibic@ufpe.br
Reitoria, 2º andar, Salas 331/332
Atendimento ao público
Horário: 8h às 18h
Às terças-feiras, o Setor realiza expediente interno, não havendo atendimento ao público
OBJETIVOS
Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado do quadro da UFPE.
DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS
- Edital (PDF)
- Formulário de Substituição/Cancelamento de Aluno
- Tabela de Pontuação Lattes
- Formulário de inscrição on-line
- Comprovante de inscrição Pibic Ensino Médio
VIGÊNCIA
De 25 de abril de 2017 a 09 de novembro de 2018
CRONOGRAMA PROCESSO SELETIVO
Período de inscrição on-line | 02 a 15 de maio de 2017 |
Entrega da documentação complementar à Propesq/UFPE | Até 16 de maio de 2017 |
Avaliação e classificação pelo comitê interno | De 22 a 31 de maio de 2017 |
Avaliação e classificação pelo comitê externo | 26 a 29 de junho de 2017 |
Divulgação do resultado na página da Propesq | A partir de 10 de julho de 2017 |
Período para pedidos de reconsideração, alteração de indicação de aluno e prioridade na concessão de bolsa | Até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado |
Respostas aos pedidos de reconsideração | Até 10 (dez) dias úteis após a divulgação do resultado |
Assinatura do termo de compromisso | Até 04 de agosto de 2017 |
ENTREGA DE RELATÓRIOS PARCIAIS E FINAIS
Entrega de relatórios parciais | Até 09 de março de 2018 |
Entrega de relatórios finais | Até 10 de agosto de 2018 |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE RELATÓRIOS PARCIAIS E FINAIS E ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO - ENIC
Avaliação de relatórios parciais | Março e abril de 2018 |
Avaliação de relatórios finais | Agosto e setembro de 2018 |
Enic | 22 a 24 de novembro de 2018 |
Setor de Bolsas de Iniciação Científica/Propesq
Edifício da Reitoria da UFPE (Campus Recife)
2º andar/Salas 331 e 332
(81) 2126 7052 | pibic@ufpe.br
Facebook | Twitter
Próximas Etapas | Prazos |
Envio via Siga de relatório final e resumo expandido | Até 31 de agosto de 2017 |
Entrega de documentos impressos presencialmente à Propesq | Até 1º de setembro de 2017 |
Avaliação de relatórios finais e resumos | Setembro de 2017 |
6º Encontro de Iniciação Científica para o Ensino Médio da UFPE | 22 a 24 de Novembro de 2017 |
OUTROS DOCUMENTOS
Mais informações
Setor de Iniciação Científica/Propesq
(81) 2126 7052
pibic@ufpe.br
DOCUMENTOS PARA BAIXAR
Edital
Formulário de Solicitação
Lista de Bolsistas DS (Demanda Social) e Candidatos
RESULTADOS (clique no mês)
Março | Abril | Maio | Maio (remanejamento) | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro
OBJETIVOS
Conceder bolsas de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado, a estudantes ligados a projetos de pesquisa relevantes em suas áreas de conhecimento, selecionados por programas de pós-graduação (PPGs) da UFPE recomendados pela Capes e participantes do programa DS/Capes;
Atrair e fixar bons alunos nos programas de pós-graduação da UFPE que desenvolvam linhas de pesquisa em áreas consideradas em sintonia com as políticas de desenvolvimento sócio-econômico do País.
BOLSAS
Serão concedidas até 40 bolsas de mestrado e 35 de doutorado. A vigência das bolsas inicia a partir do mês da publicação do resultado da concessão ou remanejamento, de acordo com o cronograma do edital (ver abaixo), até fevereiro de 2018.
CRONOGRAMA
Este edital terá fluxo contínuo, devendo as solicitações, a publicação dos resultados e a indicação de bolsistas pelos PPGs contemplados obedecer aos seguintes prazos mensais:
Início pretendido da bolsa | Período para solicitação | Resultado | Indicação do bolsista até |
Março/2017 | 16/02 a 03/03/2017 | 06/03/2017 | 13/03/2017 |
Abril/2017 | 24 a 31/03/2017 | 03/04/2017 | 11/04/2017 |
Maio/2017 | 20 a 28/04/2017 | 02/05/2017 | 15/05/2017 |
Junho/2017 | 24 a 31/05/2017 | 01/06/2017 | 14/06/2017 |
Julho/2017 | 23 a 30/06/2017 | 03/07/2017 | 14/07/2017 |
Agosto/2017 | 24 a 31/07/2017 | 01/08/2017 | 14/08/2017 |
Setembro/2017 | 24 a 31/08/2017 | 01/09/2017 | 14/09/2017 |
Outubro/2017 | 22 a 29/09/2017 | 02/10/2017 | 16/10/2017 |
Novembro/2017 | 24 a 31/10/2017 | 01/11/2017 | 16/11/2017 |
Mais informações
Setor de Bolsas de Pós-Graduação/Diretoria de Pós-Graduação/Propesq
Reitoria, 2º andar, sala 348
bolsaspg.propesq@ufpe.br | (81) 2126 8143
DOCUMENTOS PARA BAIXAR
OBJETIVOS
Este edital se destina a fornecer Auxílio Financeiro a Pesquisador por meio da destinação de recursos financeiros para custear a execução de projetos de pesquisa e inovação ou para participação do pesquisador em eventos e atividades relacionadas.
DIRETRIZES PARA O APOIO
O pesquisador responsável pelo encaminhamento da solicitação de apoio em resposta a este Edital deverá ser professor efetivo da UFPE que tenha proposta aprovada, mas não contemplada, no âmbito da Chamada CNPq Nº 12/2016 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
MECANISMO DE APOIO
O apoio será individual e o benefício do Programa corresponde ao pagamento de Auxílio Financeiro a Pesquisador no valor máximo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
PRAZOS
As solicitações serão recebidas até o dia 10 de março de 2017.
RECURSOS
As despesas serão financiadas dentro dos recursos do orçamento próprio da UFPE, no valor global de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). A liberação dos recursos somente ocorrerá em conformidade com a disponibilidade orçamentária e financeira da UFPE.