Curiosidades Curiosidades

Voltar

Você sabe quem foi José Mariano Carneiro da Cunha?

Conheça um pouco mais da vida de um dos principais nomes do movimento abolicionista pernambucano.

 

Lista de bacharéis formados na Faculdade de Direito do Recife. Fonte: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34979.

 

JOSÉ MARIANO CARNEIRO DA CUNHA nasceu em Ribeirão em 1850 e faleceu no Rio de Janeiro em 1912. Ingressou na Faculdade de Direito do Recife em 1866, bacharelando-se em 1870. Entre os anos de 1878-1885, exerceu mandato de Deputado Geral por Pernambuco. Em 1872, fundou o jornal “A Província”, órgão do partido Liberal. Tornou-se líder abolicionista, assim como sua esposa Olegária da Costa Gama Carneiro da Cunha, e foi um dos fundadores do Clube do Cupim, importante agremiação na luta contra a escravidão em Pernambuco.

Aderiu à República após a sua proclamação. Em 1890, foi eleito Deputado Federal constituinte por Pernambuco e exerceu vários mandatos de deputado federal por Pernambuco entre os anos de 1891-1899. Por ocasião da Revolta da Armada, em 1893, foi preso na ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, por determinação do governo de Floriano Peixoto. Depois de libertado fundou em Pernambuco o Partido Autonomista, ao lado de José Maria de Albuquerque Melo. Fez oposição na Câmara dos Deputados ao governo de Alexandre José Barbosa Lima e após o assassinato de seu aliado José Maria de Albuquerque Melo, em 1895, publicou uma “Carta política aos pernambucanos” e um artigo sobre o assunto, intitulado “A tragédia de Pernambuco”, no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro.

Retirou-se da vida política após a morte de sua esposa, Olegária da Costa Carneiro da Cunha, sendo então nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, oficial do Registro de Títulos e assumindo um Cartório de Títulos e Documentos no Rio de Janeiro. Em 1909, voltou à atuação política e fundou em Pernambuco o Partido Republicano Conservador, que defendeu a candidatura do marechal Hermes da Fonseca à presidência da República e a de Dantas Barreto ao governo do estado de Pernambuco. Retomou sua vida parlamentar em 1912, quando foi, mais uma vez, eleito deputado federal, agora pela Paraíba. Assumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados em maio, mas lá permaneceu por pouco tempo, pois faleceu em 8 de junho.

 

Busto do abolicionista, no bairro do Poço da Panela, na zona norte do Recife. Fonte: https://poraqui.com/wp-content/uploads/2018/06/bustodejosmariano.jpg.

 

 

Fontes consultadas:

- Arquivo da Faculdade de Direito do Recife.
- Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas. 
- Portal Pesquisa Escolar da Fundação Joaquim Nabuco.