Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Eutrópio Pereira de Faria

Eutrópio Pereira de Faria, nasceu no Recife, capital do estado de Pernambuco, em 27 de maio de 1860, filho de Ricardo Pereira de Faria e Maria Albertina Guerra de Farias. 

Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito de Recife em 1877, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Conforme consta no Livro de Registro de diplomas de bacharéis, que aos 24 anos de idade, obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 07 de novembro de 1882 e foi aprovado Plenamente. Vale salientar que o seu irmão Dr. Ricardo Pereira de Faria Júnior também se formou na Faculdade de Direito do Recife em 19 de novembro de 1884 e foi aprovado Plenamente. 

Por Portaria da presidência da província, de 19 de abril de 1883, foi exonerado a pedido o bacharel José Emydio Gonçalves Lima do cargo de promotor da comarca de Bom Jardim, e nomeado para substitui-lo o bacharel Eutropio Pereira de Faria, cujo exercício assumiu em 8 de maio do mesmo ano. Mais tarde, por ato de 24 de janeiro de 1884, foi removido para a de Camarú, da qual teve transferência para a de Petrolina, o que não aceitou, fixando residência naquela comarca, onde exerceu a advocacia e nas comarcas vizinhas. 

Assumindo o poder o partido liberal, foi por ato de 22 de junho de 1889, nomeado promotor da de Brejo da Madre de Deus e removido depois para a de Camarú, onde serviu até a proclamação da República. 

Nas comarcas de Camarú e Brejo exerceu também as funções de delegado literário, sendo que desempenhou todos esses cargos naquele estado. 

Em 30 de setembro do ano de 1890 foi nomeado juiz municipal e de órfãos do termo de Vitória, neste estado; depois ocupou a judicatura de juiz de direito na comarca de São Mateus, cargo que deixou por efeito da dissolução da magistratura decretada pela Junta Governativa em 1891, dedicando-se desde esse tempo à advocacia. Exerceu também o de Chefe de Polícia no governo do dr. Muniz Freire e princípio da administração do coronel Henrique Coutinho. 

Nomeado efetivamente em 4 de dezembro de 1903, prestou compromisso e entrou em exercício aos 6 de dezembro deste mesmo ano o Dr. Eutrópio Pereira de Faria, que foi exonerado aos 9 de janeiro de 1905, data em que, por nomeação, prestou compromisso e entrou e exercício o dr. João Madeira de Freitas. 

Em 1890, O Estado do Espirito Santo - Capital - Typ. do Estado - Jornal de publicação diária, que veio substituir a Província e o Diário do Espirito Santo e seu primeiro número circulou a 01 de janeiro de 1890. Aos 5 de janeiro de 1907, a direção politica foi entregue ao dr. Aristides A . Guaraná, ficando o corpo de redação composto dos Doutores Eutropio de Faria (gerente e secretário), Ricardo de Faria, Antônio Aguirre, Manoel Monjardim, Deocleciano Nunes de Oliveira, tendo como gerente das oficinas o sr. Alcino Leal.

Colaborou nos jornais Federalista; Commercio do Espírito Santo, quando redator-chefe o dr. José Monjardim; Autonomista e ainda na Gazeta do Povo.

Foi membro do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, na capital da República, para onde transferiu sua residência e exerce a advocacia e o cargo de bibliotecário do Externato Pedro II, nomeado por decreto do presidente da República, datado de 18 de maio de 1911, havendo entrado em exercício aos 22 do mesmo mês e ficando nesse cargo até seu falecimento. Conforme consta no relatório de 1918 do Diretor do antigo Imperial Colégio de Pedro II -  Carlos de Laet, a Biblioteca do Externato do Imperial Colégio encontrava-se desamparada, sem que os livros estivessem catalogados e arrumados. Em virtude do falecimento do bibliotecário Dr. Eutropio Pereira de Faria, foi nomeado ao cargo Cecílio de Carvalho, Bacharel em Letras, que desempenhava a função de inspetor suplementar de alunos. 

Aos 43 anos de idade, faleceu Dr. Eutrópio de Faria no dia 02 de novembro de 1917 no Rio de Janeiro.

Fontes Consultadas:

>> Academia Espírito -Santense de Letras - publicações

>> Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - Revista

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Jornal do Povo: Publicação à tarde (PE) - 26 de junho de 1889

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -   Jornal do Recife - 22 de abril de 1883

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Jornal Official (ES)  - 01 de stembro de 1906

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Diario da Manhã : Orgão do Partido Constructor (ES) - 07 de novembro de 1917

>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1881 - 1894) – Acervo do Arquivo da FDR     

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931    

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1870 a 1879. 
>> Revista Eletrônica Discente do Curso de História – UFAM, volume 4, número 1, ano 4, 2020 - Por dentro do Patrimônio documental do colégio Pedro II: fontes para a escrita da história da Educação brasileira - Tatyana Marques de Macedo Cardoso 

Data da última modificação: 27/05/2021, 09:52