Curiosidades Curiosidades

Voltar

Bazilio da Silva Santiago - Ilustre Juiz de Direito

Bazilio da Silva Santiago, nasceu no dia 2 de março de 1857, na Freguesia do Sacramento da Boa Vista do Recife, Pernambuco, filho do Conselheiro Caetano José Silva Santiago (renomado Juiz de Direito de Pernambuco, Procurador da Coroa Portuguesa e Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, agraciado com vários títulos dentre outros o do Conselho - o oficialato e comenda da Ordem da Rosa, pelas provas de grande probidade e de amor à Justiça) e Maria José da Silva Maia Santiago. Neto paternos de Francisco da Silva Santiago e Dona Maria Soledade Machado Portella, maternos de José da silva Maia Ferreira e Dona Angella Mattozo de Andrade Maia. Foi batizado em perigo de vida, junto com seu irmão gêmeo Jovino, em oratória particular na freguesia do S. S. Sacramento da Boa vista, pelo Frei Luiz de Santa Inez.

Em 1877, com 20 anos, ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 11 de novembro de 1882. 

Bazílio seguiu as pegadas do pai, sendo Juiz de Direito em várias comarcas de Pernambuco e de Minas Gerais, exercendo com brilho e respeito suas funções. 

Aos 31 de janeiro de 1883, entrou em exercício de Promotor de Justiça em Cabrobó, Pernambuco. 

Aos 29 de novembro de 1886, tornou-se Juiz de Direito da Vila do Calhau (atual Araçuaí, Minas).

Em 1890, foi nomeado juiz municipal nos termos de Arassuahy por ato de 18 de janeiro de 1890.

Em Rio Pardo toma posse de Juiz de Direito aos 12 de junho de 1892. Pede sua transferência para a Comarca de Santo Antônio de Salinas, concedida em agosto de 1894. 

Em junho de 1900 é removido para a Comarca de Januária, mas não aceita a remoção. 

Desejando ficar mais perto da capital mineira, permutou com o Juiz de Direito de Conceição de Mato Dentro, Dário Augusto Ferreira da Silva. 

O povo de Salinas tomando conhecimento de sua remoção reúne-se em frente de sua residência, numa manifestação de apreço, pede para que não saia de Salinas. 

Comovido com tal manifestação de apoio e amizade, diz que Salinas lhe era muito querida, pois ali se achava o túmulo de sua esposa e o berço da segunda (casara-se novamente com Melinda Ferreira Santiago).  Deu-lhes permissão de em seu nome, telegrafar desistindo da permuta. Quando foi realizada a transmissão, após longa viagem a Montes Claros, estação mais próxima, o decreto de remoção já havia sido assinado pelo governador de Minas Gerais. 

Com isso, saiu de Salinas a cavalo com a família no dia 27 de março de 1908, chegando a Conceição do Mato Dentro no dia 21 de abril de 1908, vinte e quatro dias depois. Onde exerceu a magistratura até sua aposentadoria por invalidez - 24 de junho de 1924, admirado pelo trabalho e pelo caráter incorruptível, criando grandes laços de amizade com o povo desta terra. 

Basílio Santiago, aos 74 anos, faleceu em Conceição do Mato Dentro, Minas, no dia 08 de fevereiro de 1932 e foi sepultado em Conceição do Mato Dentro.

Fontes consultadas:

>>  Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro - BIOGRAFIA BASÍLIO DA SILVA SANTIAGO

>> Salinas | MG | Brasil - Santiago, Roberto Carlos Morais  - História de Salinas - Registro de falecimentos de salinenses

>> Relatório apresentado ao Exmº. Sr. Dr. José Cesário de Farias Alvim - Presidente do Estado de Minas Gerais - em 15 de junho de 1891 pelo Dr. Antônio Augusto de Lima - Ex-governador do mesmo Estado - Ouro Preto - Ty. de J. F. de Paula Castro - Rua das Merces N. 1 - 1892

>> Livro de Certidão de idade de 1877 - Acervo do Arquivo da FDR  

>> Livro de Registro de diplomas de Doutores 1881 - 1894 - Acervo do Arquivo da FDR   

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR 

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1870 a 1879

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife 1881 - 1887 – Acervo do Arquivo da FDR

Data da última modificação: 21/12/2021, 03:01