Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Fluir com a Vida fala sobre adoção responsável de animais

Professora Ariene Guimarães Bassoli destaca que este ato de amor pode trazer benéfico para os dois lados

Lançado pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE, o projeto de extensão “Fluir com a vida”, que tem o objetivo de trazer conteúdos sobre trabalho remoto e cuidados com a saúde e bem-estar, aborda hoje (16) a adoção responsável de animais. Os conteúdos elaborados podem ser conferidos nas redes sociais da Universidade e na página do Fluir. 

Diversos são os motivos que podem despertar o desejo de ter um animal de estimação em casa, seja por estar morando sozinho ou adiando os planos de ter filhos, por exemplo. Independente da motivação, a afetividade e o vínculo entre o ser humano e os animais pode proporcionar até a melhoria de algumas doenças. A adoção de animais vem ganhando força nas últimas décadas, devido à superpopulação dos considerados sem raça definida nas ruas ter passado a ser reconhecida como um problema de saúde pública.

Para adotar com responsabilidade, existem várias páginas e projetos de adoção responsável, dentre eles o Adote um Vira-Lata, projeto de extensão da UFPE, que há 13 anos desenvolve um trabalho colaborativo com protetores e ONGs parceiras, realizando eventos de adoção, com todos os animais saudáveis e castrados, onde são realizadas entrevistas e assinado termo de responsabilidade, proporcionando uma nova vida para mais de três mil animais.

A professora Ariene Guimaraes Bassoli, do Centro de Biociências da UFPE e coordenadora do projeto Adote um Vira-Lata, explica que, ao final dos anos 80, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou ineficaz o método de captura e eutanásia de animais de estimação. Percebeu-se que o número de animais que nasciam nas ruas e/ou eram abandonados superava a capacidade de eliminação, além desse método não ser mais aceito pela sociedade, que passa a enxergá-lo como cruel. 

A partir dessa avaliação, a OMS passou a recomendar o controle populacional ético, através da castração, identificação e educação para a guarda responsável; sendo a adoção uma alternativa para a diminuição da população circulante nas ruas, iniciativa organizada por ONGs, protetores independentes, órgãos públicos ou qualquer pessoa que tenha compaixão e encontre um animal em situação de risco e deseje mudar o seu destino.

A professora Ariene também destaca que, para uma adoção ser responsável, o animal deve estar saudável, desparasitado, preferencialmente vacinado e obrigatoriamente castrado, visto que estudos recentes demonstram que, aproximadamente 70% dos tutores não castram seus animais após a adoção, mesmo assinando termo de responsabilidade que “garanta” esse procedimento. 

A adoção então, pode ser considerada um ato de amor e benéfico para os dois lados da moeda, pois além de trazer várias vantagens para o humano adotante, proporcionará uma nova vida para aqueles que foram abandonados à própria sorte.

Mais informações
Projeto Adote um Vira-Lata

Instagram Adote um Vira-Lata
Facebook Programa Adote um Vira-Lata 

Data da última modificação: 02/06/2021, 09:14