V Congresso Nacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública será realizado em outubro

Evento conterá palestras (transmitidas pelo canal Oficial da UFPE no YouTube) e oficinas (presenciais) ministradas no Centro de Artes e Comunicação (CAC)

Estão abertas as inscrições para o V Congresso Nacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública e XVIII Semana de Cultura de Paz. Os eventos ocorrerão de 3 a 5 de outubro deste ano, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com diversas oficinas que serão ministradas no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife, e vai contar com a presença de vários pesquisadores renomados do Brasil.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro para as conferências (on-line) e até o dia 31 de agosto para submissões de artigos (com apresentação oral, on-line). As submissões têm o valor de R$ 4,99, por artigo, e o regulamento pode ser consultado no próprio site do evento. O período para inscrições em oficinas temáticas será no período de 11 a 29 de setembro também pelo site do evento. Poderão participar, de todas as atividades, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores e a sociedade civil.

O V Conadh e a XVIII Semana de Cultura de Paz serão eventos técnico-científicos, híbridos e terão como objetivos centrais promover o diálogo científico e reflexões pautadas em cinco eixos temáticos que objetivam ampliar a compreensão dos direitos humanos sob a perspectiva dos desafios éticos, normativos, tecnológicos, educacionais, ambientais, econômicos, sociais e políticos e midiáticos.

O tema central para ambos os eventos será “Desafios aos direitos humanos, formas de resistência e reconstrução”. Nessa edição serão homenageados Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania; e professora da UFPE Leocádia da Hora (in memoriam).

Os eventos também serão alusivos aos 25 anos de trajetória da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, que organiza o congresso em parceria com o Espaço de Diálogo e Restauração (EDR), ambas as unidades da UFPE e que têm em comum o respeito aos direitos humanos, à diversidade, a difusão da cultura de paz e à prática da democracia e da integração entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade.

O V Conadh e XVIII Semana de Cultura de Paz são promovidos pela UFPE e organizados pela Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDH) e pelo Espaço de Diálogo e Restauração (EDR). Os professores Maria José de Matos Luna e Marcelo Luiz Pelizzoli estão na coordenação-geral do evento. São apoiadores dos eventos a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), o Programa de Cultura de Paz (Propaz), o Programa Institucional em Defesa Social, Segurança Pública e Direitos Humanos (Virtus), a Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (Ciapa) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito do Trabalho (GEPDT-UFRPE).

EDR

edr@ufpe.br