Universidade Federal de Pernambuco comemora 77º aniversário nesta sexta (11)

Na mesma data, serão comemorados os 196 anos da Faculdade de Direito do Recife (FDR)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) celebra seu 77º aniversário nesta sexta-feira (11) e também os 196 anos da Faculdade de Direito do Recife (FDR). Celebra-se nesta data o aniversário da fundação dos dois primeiros cursos de Direito do país, criados ambos no dia 11 de agosto de 1827, por decreto do imperador Pedro I. Esses cursos foram o da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo (hoje vinculada à USP) e o de FDR/Centro de Ciências Jurídicas da UFPE.

Para marcar a data, serão realizadas diversas atividades abertas ao público.

Confira a programação para o Campus Recife:

Programação – 77º Aniversário da UFPE

8h30 | Auditório Reitor João Alfredo, Reitoria da UFPE
Sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) em celebração aos 77 anos da UFPE, com palestras dos professores Sergio Rezende (CCEN), Socorro Ferraz (CFCH) e Marcos Galindo (CAC).

11h | Auditório Tobias Barreto, Faculdade de Direito do Recife (FDR)
1ª sessão do ano da Congregação do Centro de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito do Recife (FDR), que tratará, entre outros pontos, da criação de comissão para a celebração dos 200 anos da instituição em 2027.

16h | Mosteiro de São Bento em Olinda
Missa em Ação de Graças pelos 77 anos da UFPE e pelos 196 anos do curso de Direito da Universidade. Neste local, por mais de duas décadas, funcionou o curso de Direito da FDR.

19h | Salão Nobre da FDR
Aula Magna com o professor emérito da UFPE Flávio Brayner, conhecedor da história institucional da FDR.

HISTÓRIA - A origem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) remonta à criação da Universidade do Recife no dia 11 de agosto de 1946, a partir da união do conjunto de escolas de nível superior então existentes em Pernambuco. Eram elas a Faculdade de Direito do Recife, fundada também em um 11 de agosto, mas de 1827; além da Escola de Engenharia de Pernambuco (1895), Escola de Farmácia (1903), Escola de Odontologia (1913), Faculdade de Medicina do Recife (1927), Escola de Belas Artes de Pernambuco (1932) e Faculdade de Filosofia do Recife (1941). Em 1967, ocorreu a interação da Universidade do Recife ao grupo de instituições federais do novo sistema de educação do País, quando ela passou a receber a denominação de Universidade Federal de Pernambuco.

Data da última modificação: 11/08/2023, 16:21