Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- UFPE realiza consulta para escolha de seus representantes no Conselho Social da Universidade
Notícias Notícias
UFPE realiza consulta para escolha de seus representantes no Conselho Social da Universidade
As inscrições para candidatos a representantes no conselho serão das 8h do dia 18 de julho às 20h do dia 3 de agosto
A Universidade Federal de Pernambuco vai escolher os 18 representantes da instituição (campi Recife, Caruaru e Vitória) no Conselho Social (Consol) da UFPE, por meio de consulta à comunidade acadêmica, aos servidores aposentados e aos discentes egressos. Docentes e técnicos administrativos aposentados e alunos egressos devem solicitar a inclusão como eleitores, até as 20h do dia 11 de julho, pela internet.
As inscrições para candidatos a representantes no conselho serão das 8h do dia 18 de julho às 20h do dia 3 de agosto. A votação será realizada das 8h do dia 31 de agosto às 20h do dia 2 de setembro. O Normativo Eleitoral está publicado no Boletim Oficial da UFPE de ontem (21).
Serão eleitos para compor o Conselho Social da UFPE: um representante docente de cada campus; um representante dos docentes aposentados de cada campus; um representante técnico-administrativo de cada campus; um representante dos técnicos administrativos aposentados de cada campus; um representante discente de cada campus; um representante dos discentes egressos de cada campus. Todos os representantes serão eleitos pelos seus pares, observada a respectiva localização de sua unidade de lotação.
Podem se candidatar docentes e técnicos administrativos em Educação ativos e aposentados, além de estudantes de graduação, pós-graduação stricto sensu ou programas de residência da UFPE regularmente matriculados e egressos. A inscrição de candidaturas será realizada pelo formulário de inscrição para candidato ao Conselho Social, disponível na internet. No caso dos aposentados e egressos, é necessário solicitar previamente a inclusão como eleitores.
A inscrição de candidatos será sempre individual, e a relação das candidaturas homologadas será divulgada pela Comissão Eleitoral, no dia 7 de agosto. O período de campanha, cujas regras constam no Normativo Eleitoral, irá de 10 a 30 de agosto.
O processo de consulta para escolha dos representantes do Conselho Social será por votação facultativa, em uma única candidatura, por meio do sistema e-Votação UFPE, via internet. Docentes, técnicos administrativos e discentes ativos devem estar com o UFPE ID e o e-mail institucional habilitados (saiba como verificar aqui). Já os docentes e técnicos aposentados e os alunos egressos podem usar outro e-mail.
Poderão votar os servidores docentes integrantes das carreiras de Magistério Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro permanente da Universidade, em efetivo exercício, para escolha dos docentes da ativa; os servidores técnico-administrativos em Educação integrantes do quadro permanente da Universidade, em efetivo exercício, para escolha dos técnicos administrativos da ativa; os servidores docentes e técnico-administrativos aposentados para escolha de seus representantes, respectivamente; os discentes regularmente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e nos programas de residência da UFPE, para escolha dos discentes ativos; os discentes egressos dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e dos programas de residência da Universidade, para escolha da representação dos egressos. Caso o eleitor pertença a mais de um dos segmentos, o exercício do direito de voto se limita a apenas uma vaga no Conselho Social.
A apuração dos votos será realizada às 20h do dia 2 de setembro, com transmissão pelo Google Meet. O resultado será divulgado no dia 3 de setembro. Já o resultado final, após período de recursos, será divulgado em 9 de setembro.
CONSOL – O Conselho Social é a instância representativa da sociedade, com a função de contribuir, em caráter consultivo, para a definição das políticas sociais institucionais da UFPE. Sua composição de conselheiros conta com representantes da UFPE e da sociedade civil organizada.