UFPE melhora posição no THE World University Rankings 2024

O Times Higher Education (THE) divulgou na quarta-feira (27) o THE World University Rankings 2024. A UFPE é uma das 67 universidades brasileiras participantes desta edição e figura no grupo das 12 – 27 melhores universidades brasileiras. Entre as universidades do Norte-Nordeste que se encontram neste mesmo grupo estão a UFBA, a UFC e a UFRN. Ao todo, foram 1.904 universidades incluídas no THE World University Ranking 2024, um aumento de 6% no total de universidades avaliadas na edição anterior. Este ano, a UFPE melhorou a sua posição passando a ocupar o grupo das 1201 – 1500 melhores universidades do mundo.

A metodologia do THE World University Rankings 2024 foi atualizada passando de 13 para 18 indicadores agrupados em cinco dimensões: Ensino (ambiente de aprendizagem) com peso de 29,5%; Ambiente de pesquisa (quantidade, receita e reputação) peso de 29%; Perspectiva internacional (funcionários, estudantes e pesquisa), peso de 7,5%; Qualidade da pesquisa (impacto das citações, força da pesquisa, excelência da pesquisa e influência da pesquisa), 30%; e Indústria (Renda da Indústria e patentes) com peso de 4%.

Nesta edição, a UFPE melhorou significativamente em três das cinco dimensões avaliadas comparando com as demais universidades brasileiras. Na Pesquisa, ganhou dez posições ficando no 24º lugar; em Qualidade da Pesquisa, que antes só era medida através do número de citações, ganhou 13 posições e ocupa agora a 27ª posição; e na Indústria, saiu da 22ª para a 16ª posição. Na Perspectiva Internacional, o ganho foi mais discreto, apenas duas posições, ocupando a 40ª posição.

Dentre as instituições brasileiras melhores avaliadas estão a USP, que apareceu no grupo das 201 - 250 melhores universidades do mundo, e a Unicamp, que está entre as 351 – 400 melhores.

Data da última modificação: 02/10/2023, 15:26