Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- UFPE lança autodepósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação no repositório digital Attena
Notícias Notícias
UFPE lança autodepósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação no repositório digital Attena
O procedimento será oficialmente lançado em cerimônia a ser realizada, amanhã (25), às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria

Em sintonia com o movimento de acesso aberto à informação científica e para garantir o depósito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação no Attena – Repositório Digital da Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE adotou, este ano, o autodepósito dos TCCs aprovados, que deve ser feito pelo próprio estudante autor. O procedimento será oficialmente lançado em cerimônia a ser realizada, amanhã (25), às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife.
O autodepósito do TCC é um procedimento rápido, simples e intuitivo. Na página do Attena, o discente deve preencher um formulário eletrônico com os dados referentes ao seu trabalho. O autor também precisa anexar o arquivo do TCC, em formato pdf, e declarar ciência quanto aos direitos autorais do conteúdo desenvolvido a partir do termo de concessão. O Attena e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) disponibilizam, na internet, manuais sobre o tema.
“Disponibilizando seu TCC no Attena, o discente permite que os resultados do seu trabalho sejam conhecidos tanto pela comunidade acadêmica, quanto pela sociedade; reforça a autoria do trabalho, facilitando a descoberta de plágio; terá condições de acompanhar dados estatísticos de visualização, leitura e download do seu trabalho nos âmbitos nacional e estrangeiro”, afirma Susimery Vila Nova, bibliotecária responsável pelas atividades do Attena no SIB. O depósito no Attena também se constitui como um meio de preservação da produção acadêmica da Universidade em ambiente digital.
“O Repositório Digital Attena é a principal vitrine da produção científica da UFPE. Além da comunidade acadêmica, toda a sociedade pode acompanhar o que a Universidade vem produzindo. É uma importante ferramenta para darmos retorno dos investimentos públicos no Ensino Superior, especialmente como resposta das pesquisas tanto da pós como da graduação”, ressalta a diretora do SIB, Andréia Alcântara.
A modalidade de autodepósito de TCCs no Attena está disponível aos discentes de graduação da UFPE desde o dia 1º de julho. Os estudantes vinculados ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Recife iniciaram seus depósitos anteriormente devido à participação em projeto-piloto de implementação do serviço. A iniciativa tem coordenação da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Biblioteca Central (BC), com parceria de outras unidades da instituição, como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as bibliotecas setoriais e os departamentos dos cursos de graduação.
O depósito do TCC no Attena é obrigatório para os cursos de graduação que têm o TCC como componente curricular obrigatório. O disciplinamento do TCC na UFPE está previsto na Resolução nº 18/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que pode ser consultada no portal da Universidade. Antes da adesão à modalidade de autodepósito na UFPE, os TCCs eram entregues às bibliotecas setoriais dos respectivos centros acadêmicos nos formatos impresso e/ou CD. No entanto, essa entrega não era obrigatória.