UFPE institui Política de Formação Continuada dos Servidores e cria Escola de Formação dos Servidores

A Resolução nº 07/2022, publicada no Boletim Oficial nº 166 (BO) da UFPE do dia 14 deste mês, trata do tema

A Universidade Federal de Pernambuco institui a Política de Formação Continuada dos Servidores da UFPE e cria a Escola de Formação dos Servidores da UFPE (Formare), como parte das ações voltadas ao desenvolvimento profissional do seu quadro de servidores docentes e técnico-administrativos em educação. A Resolução nº 07/2022, que trata dos temas, foi aprovada, no dia 9 deste mês, pelo Conselho de Administração (Consad) e entra em vigor no dia 1º de outubro.

A resolução, publicada no Boletim Oficial nº 166 da UFPE (download aqui) do dia 14 deste mês, segue a perspectiva da formação permanente, além de se inserir na legislação vigente referente à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e às carreiras dos servidores. “Primeiro, temos agora uma diretriz a partir desta Política de Formação Continuada dos Servidores da UFPE. Segundo, teremos um setor, que é denominado Formare, a Escola de Formação, que vai dar conta de pensar e articular ações para promover o desenvolvimento profissional tanto dos docentes quanto dos técnicos administrativos na UFPE”, explicou a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho.

A Política de Formação Continuada dos Servidores da UFPE tem entre seus objetivos orientar as ações de formação continuada dos servidores; possibilitar o desenvolvimento dos servidores vinculado às atividades de ensino, pesquisa e extensão, técnico-administrativas e de gestão da UFPE; fomentar projetos, programas e planos que contribuam para o desenvolvimento dos servidores da Universidade; e propiciar a democratização das informações e a difusão dos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento dos servidores.

Conforme a resolução, a política deverá ser considerada na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de projetos, programas, planos e normas direcionados ao desenvolvimento dos servidores, respeitando as especificidades das carreiras existentes na UFPE e cooperando para o alcance dos objetivos e metas institucionais. Essa política institucional segue “um olhar mais freireano e que dialoga com aquilo que a gente tem de produção do conhecimento na própria Universidade”, afirmou a pró-reitora.

Já a Escola de Formação dos Servidores da UFPE, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal (DDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), fica responsável pela execução da Política de Formação Continuada dos Servidores da UFPE, constituindo-se como lócus de reflexão, articulação, produção e difusão de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento dos servidores. Funcionará ainda como interface entre a UFPE e a sociedade.

A Formare também irá planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar a formação continuada dos servidores; subsidiar a elaboração da proposta orçamentária para investimento em ações de desenvolvimento; propor o estabelecimento de convênios de cooperação técnica e científica e de parcerias com instituições afins; entre outras atribuições. A escola oferecerá cursos nas modalidades presencial, on-line ou híbrida. Ela será dirigida por um coordenador, escolhido entre os servidores integrantes do quadro de pessoal da UFPE, pelo dirigente da Progepe.

“A partir da escola, a gente consegue materializar algumas ações, alguns planos que dizem respeito à formação docente, de um lado, à formação dos técnicos, do outro, uma diretriz para formação de gestores e outra diretriz que trata das relações no trabalho”, finalizou Brunna Carvalho.

Data da última modificação: 20/09/2022, 11:16