UFPE é a 9ª colocada no Brasil no Ranking Web of Universities/Webometrics Ranking of World Universities

Na América Latina, a instituição está na 16ª posição

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocupa a 9ª colocação entre as universidades brasileiras na última edição do Ranking Web of Universities/Webometrics Ranking of World Universities, divulgado em janeiro deste ano. Este ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha. Na América Latina, a instituição está na 16ª posição. No mundo, a Universidade ocupa a 676ª colocação.

Esse ranking apoia iniciativas de acesso aberto ao conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para toda a sociedade. A avaliação leva em conta indicadores web de Visibilidade (impacto do conteúdo na web), Transparência (pesquisadores mais citados) e Excelência (artigos mais citados).

O Ranking Web of Universities/Webometrics Ranking of World Universities é publicado duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho, abrangendo mais de 31 mil instituições de Ensino Superior no mundo.

Na edição atual, 1.261 instituições de Ensino Superior brasileiras estão no ranking. A Universidade de São Paulo (USP) está em 1º lugar na América Latina e 71º lugar no mundo. Em segundo lugar está a Unicamp (em 3º na América Latina) e, em 3º, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ficou no 4º lugar entre as latino-americanas.

Data da última modificação: 28/02/2024, 12:18