UFPE assina contrato de construção da Praça das Humanidades na área entre CFCH, CAC e CE

Projeto do novo espaço de convivência e descanso foi elaborado pela Superintendência de Projetos e Obras (SPO)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a empresa Multcom Construtora Ltda. assinaram nesta segunda-feira (20) o contrato de construção da Praça das Humanidades. Ela transformará em um novo espaço para convivência e descanso no Campus Recife a área entre o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o Centro de Artes e Comunicação (CAC) e o Centro de Educação (CE) – atualmente ocupada por um estacionamento, que terá suas vagas reorganizadas no entorno. A obra está orçada em, aproximadamente, R$ 2,9 milhões e tem prazo de 300 dias para execução.

Foto: Catarina Albertim

Reitor e diretores assinam o contrato para construir a praça

Os detalhes do projeto foram apresentados ao público pela equipe da Superintendência de Projetos e Obras (SPO) durante uma cerimônia realizada no CFCH para a assinatura do contrato pelo reitor Alfredo Gomes e pelo sócio-administrador da empresa contratada, Gustavo Mergulhão. Também assinaram o documento como testemunhas a diretora do CFCH,  Conceição Lafayette; a diretora do CE, Ana Lúcia Félix; e o vice-diretor do CAC; Chico Lacerda.

“O projeto leva em consideração questões de sustentabilidade e acessibilidade, como parte do compromisso estratégico da UFPE. Vamos aproveitar todas as árvores que já estão no terreno e colocaremos novas plantas”, iniciou o superintendente de Projetos e Obras, Carlos Falcão.

As árvores escolhidas estão na lista elaborada pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) para o Campus Recife. Já a vegetação arbustiva e rasteira está conectada ao projeto da área do prédio da Sudene. Jardins de chuva, que são um sistema de drenagem pensado para reduzir os alagamentos nos espaços urbanos em dias de chuva, estão incluídos no projeto.

Ilustrações mostram como ficará a nova Praça das Humanidades

“A Praça das Humanidades faz parte do Plano Urbanístico Sustentável da UFPE, que tem por finalidade propor ações para que o Campus Recife seja uma referência de sustentabilidade nos mais diversos aspectos que este conceito envolve, o social, o econômico e o ambiental”, explicou a arquiteta e urbanista Ana Tereza Assis.

Membro da SPO, ela apresentou detalhes do projeto: “A praça terá caminhos para passagem, áreas de contemplação e áreas para alimentação. Serão colocadas mesas de piquenique e instaladas estruturas feitas com contêineres para formalizar o comércio que já existe no local. E existem pesquisas aqui na Universidade sobre jardins de chuva. Então, a gente se aprofundou nesses estudos e vai implementar esses jardins que foram elaborados pelo pessoal da Universidade”.

Quanto à acessibilidade, será feito o nivelamento do piso atual, com rampas suaves para facilitar a locomoção. Também será instalado mobiliário acessível e serão disponibilizadas vagas de estacionamento próximas aos acessos das edificações. O estacionamento do CAC foi reformado recentemente de acordo com os critérios de acessibilidade e, com a construção da nova praça, o estacionamento em frente ao prédio do CE será requalificado.

A importância do Campus Recife como uma área de lazer com espaços verdes na Zona Oeste da cidade, que é frequentada pela população do entorno inclusive nos finais de semana para descanso ou prática de atividades físicas, foi lembrada por algumas pessoas durante a cerimônia. Entre elas, o reitor Alfredo Gomes, que também citou a realização de ações culturais nestes espaços, a exemplo do projeto institucional Curta a UFPE.

“É um projeto incrível. Esperamos que o orçamento do próximo ano esteja mais folgado, para fazermos mais. Futuramente, a ideia é que possamos requalificar aquela praça na área de Saúde e também a que fica por trás do CCEN, para que tenhamos um campus com praças, espaços integrados nessa ideia de Cidade Parque”, adiantou ele.

Espaço terá mesas de piquenique, áreas para alimentação e contemplação

CULTURA E INTEGRAÇÃO – A localização da Praça das Humanidades favorece a integração dos frequentadores do CAC, CFCH e CE. “Estamos muito animados. O CAC é um centro que precisa muito destes espaços de convivência, conversamos com os alunos e sentimos essa necessidade. Estamos trabalhando neste sentido internamente e ter um espaço fora [do prédio] é importante também, inclusive para apresentações artísticas, o pessoal já está pensando nisso”, afirmou o vice-diretor do CAC, professor Chico Lacerda.

“Nós que convivemos aqui no CE, CAC, CFCH sabemos a importância desse equipamento. O Colégio de Aplicação também será muito beneficiado, os estudantes da Universidade como um todo. É um momento bastante significativo”, continuou a diretora do CE, professora Ana Lúcia Félix.

A diretora do CFCH, professora Conceição Lafayette, concordou: “Agora teremos um espaço de encontro, um lugar bonito para fazer refeições, muitas coisas. Que bom que chegamos nesse momento de celebração. Vamos em frente!”.

EQUIPE TÉCNICA – Além do superintendente de Obras, Carlos Falcão, e da arquiteta e urbanista Ana Tereza Assis, compõem a equipe técnica do projeto da Praça das Humanidades a diretora de Planos e Projetos, Maria Isabel Pinto; a arquiteta e urbanista Ana Carolina Previatello; o engenheiro orçamentista Antonio Rinaldo; o engenheiro eletricista Edvar Cordeiro; o engenheiro civil Edilson França e os estagiários Elisa Soares, Assíria Melo e Jonas Melo.

Texto ajustado no dia 28.11.23

Data da última modificação: 28/11/2023, 08:57