UFPE aprova a concessão de títulos honoríficos a duas educadoras de destaque por suas contribuições à educação e à Geografia

Maria José Mendes Pontes (Josete Pontes) receberá o título de Doutora Honoris Causa e Rachel Caldas Lins, do Departamento de Ciências Geográficas, receberá o de Professora Emérita

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (27), a concessão de títulos honoríficos a duas proeminentes educadoras, reconhecendo suas contribuições significativas para a educação e pesquisa no estado de Pernambuco. A professora Maria José Mendes Pontes, mais conhecida como Josete Pontes, docente do Agreste pernambucano, receberá o título de Doutora Honoris Causa, e a professora aposentada Rachel Caldas Lins, do Departamento de Ciências Geográficas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, receberá o de Professora Emérita da Universidade.

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, propôs a concessão do título de Doutora Honoris Causa à professora Maria José Mendes Pontes (Josete Pontes), uma figura emblemática da educação do Agreste pernambucano. Com 60 anos dedicados à educação e ainda ativa aos 80 anos, ela é uma inspiração. Paraibana de nascimento e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru (Fafica), ela também possui pós-graduação em Administração Escolar e Administração da Educação no Meio Rural pela UFPE.

Sua jornada começou aos 17 anos, quando começou a lecionar em São Caetano, interior de Pernambuco, e sua liderança e comprometimento com a educação a levaram a assumir a direção de importantes instituições educacionais na região. Nos tempos de ditadura militar, nos anos 70, Josete Pontes criou um Centro de Artes, onde crianças e adolescentes aprendiam música clássica e depois popular, além do Grupo de Dança Regional, visando a proteção da população escolar e criação de novas perspectivas à comunidade pobre daquela região. Desde a sua aposentadoria da rede pública estadual, no final dos anos 1980, até os dias atuais, aos 80 anos de idade, atua no colégio privado Pequeno Príncipe (de sua propriedade), no município de São Caetano, onde cumpre diariamente seu expediente.

O Departamento de Ciências Geográficas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), apresentou a proposta de concessão do título de Professora Emérita à docente Rachel Caldas Lins, reconhecendo sua valiosa contribuição para a Geografia Regional. Com uma carreira que começou em 1955, a professora Rachel dedicou-se ao magistério em diversas instituições renomadas antes de ingressar na UFPE em 1959. Recebeu os prêmios Othon Lynch Bezerra de Melo, da Academia Pernambucana de Letras e da Comissão Nacional da União Geográfica Internacional (UGI), pelos estudos “Cidades-gasolina” e “Os Rios da Carnaúba (vol1, o rio Apodi)”, respectivamente.

Rachel Caldas também contribuiu junto à gestão, como diretora do Departamento de Geografia Humana do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, sendo reconduzida várias vezes e, também, como coordenadora do curso de mestrado em Geografia da UFPE. Autora de várias publicações, incluindo livros – nos anos 2000, publicou os livros “Tópicos Especiais de Geografia Física” e a 5ª edição do “Manual de Geomorfologia”, tendo este último, ampla aceitação nos cursos de Geografia no Brasil – e artigos, ela também atuou na gestão acadêmica, contribuindo significativamente para a área de Geografia na UFPE e no Brasil.

Estes títulos honoríficos são um reconhecimento do excepcional serviço prestado por ambas as educadoras à comunidade acadêmica e ao estado de Pernambuco. A professora Maria José Mendes Pontes e a professora Rachel Caldas Lins são exemplos de dedicação, excelência e impacto na educação e pesquisa, inspirando gerações futuras de acadêmicos e profissionais.

Data da última modificação: 30/11/2023, 16:27