Quatro estudantes da UFPE são selecionados para o Programa Embaixadores da Juventude

Os selecionadas participam de um curso, que, no Recife, será promovido de 14 a 17 deste mês, formado por cinco módulos

Com informações da assessoria das Nações Unidas

Estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alice Amorim, Cláudio Valente, Gabriela Luna e Renan Victor estão entre os 25 jovens selecionados para a 6ª edição do Programa Embaixadores da Juventude. A iniciativa é resultado da parceria entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) Brasil e o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD).

O Programa Embaixadores da Juventude é realizado com o objetivo de fortalecer a capacidade de liderança e ativismo na população jovem, com foco na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Também estão envolvidos no projeto o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé.

A turma é formada por jovens de nove das 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco. As pessoas selecionadas participam de um curso, que, no Recife, será promovido de 14 a 17 deste mês, formado por cinco módulos. Neles, são trabalhados temas como a promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas; a erradicação da pobreza e da fome e a proteção dos recursos naturais. A proposta inclui exercícios de liderança, desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais e o estímulo ao debate inclusivo e produtivo.

Como parte do anúncio do resultado da seleção para o programa, o coordenador da Unidade de Estado de Direito do Unodc Brasil, Nivio Nascimento, afirmou: “Implementar essa edição em Pernambuco representa uma grande oportunidade de conectar a realidade das juventudes pernambucanas com a perspectiva global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, numa perspectiva que valoriza a diversidade e a busca de respostas coletivas para problemas atuais, sem deixar ninguém para trás”.

A secretária-executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e a Violência, Mariana Rodrigues, também falou sobre a atuação dos jovens no anúncio da seleção: “Além de compor a Rede de Embaixadoras e Embaixadores da Juventude, podendo atuar como porta-vozes em espaços nacionais e internacionais, os jovens serão absorvidos pelo governo do Estado como interlocutores principais das políticas de prevenção à violência, promovendo juntos a mudança social em nossos territórios”.

ESTUDANTES - “Desde muito cedo, desenvolvi um grande interesse pelos movimentos sociais e pelo ativismo que se constrói, bem como pelo poder da educação como ferramenta de transformação da realidade social. Quando soube do Programa Jovens Embaixadores, enxerguei a oportunidade de unir todas as experiências que já construí no movimento feminista e estudantil para representar a juventude do meu território. Ocupar espaços de construção de futuras lideranças para o nosso país, com toda a pluralidade de corpos e vivências, é fundamental para alcançarmos os objetivos do desenvolvimento sustentável e construir uma realidade digna para a juventude pernambucana. Estou muito contente por iniciar mais uma experiência que agregará bastante a mim, e pretendo também compartilhar o que aprender durante as formações com a juventude das comunidades do Recife”, afirma a estudante Alice Amorim, que está cursando Serviço Social no Campus Recife.

“Acredito que ser selecionado para esta formação ligada à ONU é algo de extrema responsabilidade e realização. Dar vez e voz aos jovens do Brasil para pautarem suas demandas e problemas que atravessam diretamente suas vidas é o primeiro passo para construção de uma juventude protagonista e ativa. Me sinto preparado para essa tarefa, sei que minha formação acadêmica e experiências realizadas na UFPE me tornaram um ser crítico e pensante, que pode e deve debater e intervir nos problemas que atravessam a sociedade”, avalia Cláudio Valente, que está no 8º período da licenciatura em Ciências Sociais, no Campus Recife.

Gabriela Luna, estudante do bacharelado em Comunicação Social no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), afirma: “A minha inscrição no programa se deu a partir da vontade de explorar espaços de protagonismo da juventude nas áreas de comunicação, equidade de gênero, educação, redução das desigualdades e desenvolvimento sustentável, além da possibilidade de ser uma comunicadora e impulsionadora dessas pautas também na Universidade. Como estudante, ter a oportunidade de fortalecer minha capacidade de liderança, ativismo e habilidades interpessoais vai me ajudar a construir a profissional que escolhi ser. É com o estímulo ao debate inclusivo e produtivo entre jovens de diferentes realidades que conseguimos ampliar conhecimentos e desenvolver nossa atuação em pautas sociais e políticas visando promover novas soluções para antigos problemas”.

“Sempre tive o desejo de atuar no programa de juventude do Unodc. Quando o programa chegou em Pernambuco, a proposta estava alinhada com as minhas. Meu maior desejo é ver Pernambuco executando as políticas de juventude com maior solidez e quero participar dessa construção, em elo com minha graduação em Ciência Política posso contribuir ainda mais”, avalia o estudante Renan Andrade, discente do bacharelado em Ciência Política, no Campus Recife.

Data da última modificação: 04/09/2023, 15:39