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Projeto Jogos, Performance e Diversidade promove minioficinas e game jams

As cinco minioficinas ocorrerão nos dias 29 e 30 deste mês; e nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, das 14h às 18h, na Sala 44 (2° andar), no Centro de Artes e Comunicação (CAC)

O projeto Jogos, Performance e Diversidade, uma ação do Grupo de Pesquisa Peteca - Performance, Educação, Jogos e outras Tecnologias da Criação Artística da UFPE, está entrando em nova fase do projeto nestes meses de novembro e dezembro, com a realização de cinco minioficinas e duas game jams (sessões de improvisação de criação de jogos, sendo uma delas em parceria com o Festival de Artes do Colégio de Aplicação – CAp - da UFPE). Estas ações são inteiramente gratuitas e voltadas para estudantes de graduação e ensino básico, bem como público externo interessado em geral (com ou sem experiência com dança/performance). As cinco minioficinas ocorrerão nos dias 29 e 30 deste mês; e nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, das 14h às 18h, na Sala 44 (2° andar), no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade.

Além das minioficinas, é possível inscrever-se, ainda, para participar da game jam (sessão de improvisação de criação de jogos), que acontecerá no dia 6 de dezembro, das 14h às 18h, na Sala 44, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Para inscrever-se, basta apenas preencher este formulário e comparecer nos dias das atividades escolhidas (todas ou as que escolher) através do link na bio do perfil do Grupo de Pesquisa Peteca @Peteca2023 no Instagram.

As inscrições começam hoje (24) e podem ser feitas até pouco tempo antes de cada atividade da qual se quer participar, ou pouco antes de todo o conjunto de atividades, se a opção da inscrição for por todas as ações que oferecemos no projeto.

O projeto é coordenado pela professora Roberta Ramos Marques, do Departamento de Artes da UFPE, aprovado no Pibex 2023 (Proexc/UFPE). Participam do projeto os professores Pedro Aléssio (Expressão Gráfica), André Neves (Design) e os estudantes de Dança - Rosália Lisboa, Silas da Silva, Samuel José, de Design - Letícia Rodrigues Alves, Jullya Araujo, e de Ciência da Computação - Jéssyca Ferreira.

Programação

Minioficinas

29.11

14h-18h

Minioficina Dança, Jogos e Educação - Pedro Alessio (docente de Expressão Gráfica e PPGDesign da UFPE - integrante do projeto)/Rosália Lisboa (estudante de Dança - UFPE - integrante do projeto)

Objetivos: Desenvolver jogos que tenham aplicação prática no contexto educacional; Fazer com que pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com aulas de dança e improvisação se permitam testar as capacidades corporais através de jogos de movimento; Desbloquear a criatividade com improvisação em dança; e Livrar os corpos da vergonha de se movimentar.

Público-alvo: Pessoas de qualquer faixa etária interessadas em dança, performance e jogos no contexto educacional.

30.11

14h-18h

Minioficina de Autômatos Finitos e Dança Flamenca - Samuel José (estudante de Dança da UFPE - integrante do projeto)/Jéssyca Ferreira (estudante de Ciência da Computação da UFPE - integrante do projeto)

Objetivos: Apresentar os movimentos de dança flamenca aliados ao conceito de autômatos finitos tendo como princípio a acessibilidade; Explorar as possibilidades de desenvolvimento de jogos compondo células coreográficas; e Desenvolver expressivamente habilidades em um ambiente estruturado a partir de regras.

Público-alvo: Pessoas de qualquer faixa etária interessadas em dança, performance e jogos no contexto educacional.

Game jams

06.12

10h-12h

CAp - Game jam do projeto de extensão Jogos, performance e diversidade (Pibex), atrelado ao Grupo de Pesquisa Peteca - Performance, Educação, Jogos e outras Tecnologias da Criação Artística
Tema da game jam: Dança, Jogos e Educação
A game jam é uma das ações do projeto de extensão Jogos, Performance e Diversidade, que tem como objetivo estudar e compartilhar metodologias de criação de jogos a partir da dança/performance a partir de perspectivas contra coloniais e anticapacitistas.

Tempo de duração: duas horas
Público-alvo: estudantes do CAp do Ensino Fundamental ao Médio.

14h-18h

CAC - atividades com os jogos, conectando com mecânicas de jogos e a noção de conectividade
Livro de dançar
Zig Zag
Livro do fogo

13.12 – 14h-18h

Minioficina Jogos, dança/improvisação e diversidade - Roberta Ramos (docente de Dança, coordenadora do projeto da UFPE)/Letícia Rodrigues (estudante de Design da UFPE - integrante do projeto)/Silas da Silva (estudante de Dança da UFPE - integrante do projeto).

Resumo: A oficina objetiva apresentar as potencialidades de criação de jogos, a partir de metodologias de game design, a partir da relação com métodos de improvisação em dança/performance, numa perspectiva contra colonial e anticapacitista.

Objetivos: Apresentar os conceitos de jogo e improvisação; Explorar as possibilidades de interação e criação a partir da dança e da improvisação; e Desenvolver habilidades de comunicação e criatividade.

Público-alvo: Pessoas de qualquer faixa etária interessadas em dança, performance e jogos no contexto educacional.

14.12 - 14h-18h

Conectividade e improvisação em dança - Líria Morays (convidada - docente de Dança da UFPB)/Silas da Silva (estudante de Dança da UFPE - integrante do projeto)

Resumo: Oficina prática de improvisação em dança explorando possibilidades de comunicação em movimentos entre os participantes. Prática de conectividade e percepção uns dos outros para pistas de jogos possíveis que abranjam participantes para além da área da dança.

Objetivo geral: Explorar possibilidades de comunicação em movimentos improvisados entre os participantes a partir do conceito de conectividade e as ignições de imitação, contraponto e novidade.

Objetivos específicos: Estimular a percepção e escuta uns dos outros a partir de pequenos exercícios simples de improvisação em dança; e Construir em conjunto modos de criação de jogos a partir das relações possíveis de conexão entre as pessoas de forma abrangente para além da improvisação em dança.

Público-alvo: Pessoas de qualquer faixa etária interessadas em dança, performance e jogos no contexto educacional.

15/12 - 14h-18h

Dança, jogos e Realidades Expandidas - Ivani Santana (convidada - docente de Dança e da PPGDan da UFRJ/Samuel José (estudante de Dança da UFPE - integrante do projeto)

Resumo: A utilização de vídeo 360, metaverso, realidades expandidas (virtual, aumentada, mista) na criação de ações performativas no campo da dança a partir de parâmetros do game - desafio, conquista, recompensa - mas pelo viés poético e não competitivo. Obras que serão analisadas Itaara, ECOS e Em_Corpa.

Público-alvo: Pessoas de qualquer faixa etária interessadas em dança, performance e jogos no contexto educacional.

Mais informações
Professora Roberta Ramos Marques (coordenadora do projeto)
Departamento de Artes

roberta.rmarques@ufpe.br
Instagram do projeto @Peteca2023 

Data da última modificação: 24/11/2023, 15:38