Notícias Notícias

Voltar

Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação da UFPE tem inscrições prorrogadas

Os interessados agora poderão se inscrever até julho deste ano

As inscrições para o Processo Seletivo 2024.1 dos cursos de mestrado e doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação da UFPE, do Centro de Informática (CIn), foram prorrogadas. Os interessados poderão se inscrever através do preenchimento de dois formulários on-line, disponíveis no Sigaa-UFPE, que ficará aberto até o dia 4 de julho, e no Google (mestrado e doutorado), que será encerrado no dia 5 de julho. O resultado será divulgado no dia 29 do mesmo mês. O edital, assim como outras informações, estão disponíveis no site do programa

Para participar da seleção do curso de mestrado, é necessário ter concluído curso de graduação ou tecnólogo (com carga horária mínima de 2.400 horas) em qualquer área de conhecimento, realizado em instituição nacional reconhecida pelo Ministério de Educação ou em instituição do exterior. O processo seletivo do curso de doutorado, por sua vez, exige que o candidato tenha curso de mestrado em qualquer área do conhecimento, realizado em instituição nacional reconhecida pela Capes ou em uma instituição do exterior.

Ao todo, serão ofertadas 46 vagas para o mestrado e 12 vagas para o doutorado em Sistemas de Informação, com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação, distribuídas da seguinte forma: 40 para a turma de mestrado e dez para a turma de doutorado destinadas a candidatos patrocinados por organizações (privadas ou públicas), em qualquer ramo de atividade; três de mestrado e um de doutorado, oferecidas gratuitamente para servidores ativos e permanentes da UFPE (técnicos administrativos e docentes); e três de mestrado e um de doutorado, oferecidas gratuitamente à ampla concorrência.

A seleção constará de etapa única, dividida entre análise do Curriculum Vitae e do Pré-Projeto de Pesquisa, que deverá ser aderente a uma das linhas de pesquisa do programa: Deep Learning; Indústria 4.0; Agricultura 4.0; Automação em Saúde; Aplicações com Aprendizado de Máquina; Governança Ágil; Transformação Digital; Informática na Educação; Design e Inovação; Inovação baseada em Design; Segurança da informação para LGPD; Governança de Algoritmos e seus Impactos na Sociedade; Software Project Framework 2.0 (SPF 2.0); Software Project Management Debt (relacionamento entre “project debt” e “technical debt”); Estudos em IA Generativa e Gestão de Projetos; A História do Gerenciamento de Projetos no Século XXI: Novas Perspectivas; Gestão de Processos de Negócio; Sistemas de Informação; Engenharia de Software; e A Requirements Engineering framework to develop data-intensive software systems.

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação está entre os melhores do país, com nota 4 na avaliação da Capes. Através da excelência no ensino e pesquisa, o mestrado e doutorado do centro reforçam a tradição e qualidade em uma formação com experiências de orientação apoiadas pelo coletivo de pesquisadores do CIn, interação com projetos de cooperação industrial, uso de ferramentas digitais em sala de aula, flexibilidade de locais e horários de aprendizagem, além da possibilidade de turmas fechadas para empresas.

Mais informações
Secretaria da Pós-Graduação do CIn
(81) 2126.8430 - ramal 4003

Data da última modificação: 05/03/2024, 14:47