Notícias Notícias

Voltar

Progepe abre inscrições para cinco ações de desenvolvimento no mês de agosto

São quatro cursos e uma oficina com temáticas relacionadas a saúde, diversidade e práticas inclusivas

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), por meio da Coordenação de Formação Continuada (CFC) da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), abre o mês de agosto com cinco ofertas de ações de desenvolvimento destinadas aos servidores (docentes e técnicos) da UFPE. São quatro cursos e uma oficina que acontecem na modalidade híbrida. Os momentos síncronos acontecem via Google Meet, e os assíncronos por meio do AVA Moodle.

No dia 16 deste mês, tem início duas ações. São elas Práticas Inclusivas no Ambiente Educacional e Ergonomia no Trabalho: aspectos físicos, organizacionais e cognitivos. Os cursos Gênero, Sexualidade e Educação: desafios e possibilidades na UFPE e Educação para Aposentadoria: Planejando o Futuro tem início no dia 18. No final do mês, dia 30, é a vez da oficina de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

Todos os cursos e a oficina possuem carga horária de 20 horas, com exceção do curso que trata sobre aposentadoria, que tem duração de 40 horas. É possível se inscrever em mais de uma ação. As inscrições já estão abertas e são realizadas via formulário eletrônico até a próxima quarta-feira (10), no link disponível aqui. 

DIVERSIDADE – Dentro da temática da Diversidade, o formador Marcelo Miranda está à frente do curso Gênero, Sexualidade e Educação: desafios e possibilidades na UFPE. O objetivo da ação, que oferece 25 vagas, é compreender as construções sociais sobre identidade e alteridade – corpo, gênero e sexualidades – e suas capilaridades na educação no cotidiano da Universidade. 

INCLUSÃO – Discutir e vivenciar os desafios e as experiências das práticas relacionadas à inclusão no contexto da educação é o objetivo do curso Práticas Inclusivas no Ambiente Educacional, ministrado pelos formadores Marcos Barros, Marcela Sena e Karine Melo. A ação oferece 20 vagas.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA – Com o objetivo de promover conhecimentos em saúde e qualidade de vida no trabalho para os servidores da UFPE, o curso sobre Ergonomia oferece 25 vagas. A ação, cujas formadoras são Sandra Zarzar, Ana Beatriz de Souza e Bruna Melo, será realizada na modalidade on-line, síncrona e assíncrona.

Pensando em estimular os servidores da UFPE para o planejamento da aposentadoria, considerando os reflexos biopsicossociais da mesma, o curso “Educação para Aposentadoria: Planejando o Futuro” oferece 40 vagas e é organizado pelas formadoras Aldineia Rodrigues, Andréa Neves e Lucielle Farias.

A formadora Rafaela Lira traz a oficina de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, em formato híbrido, com 20 vagas. O objetivo é refletir sobre a compreensão acerca da relação entre saúde, sociedade e indivíduo e a influência dos contextos social, político e cultural na organização dos serviços e no processo de saúde-doença do indivíduo e da coletividade. Todas as ações formativas ensejam certificação.

Mais informações
Seção de Formação Continuada (Sefor/CFC/DDP)

formacao.cfc@ufpe.br

Data da última modificação: 05/08/2022, 17:25