Professora aposentada da UFPE lança dois livros amanhã (2)

Aparecida Lopes Nogueira (mãe Cida D’ Oxum) escreveu “Minha Encantaria: Por uma Antropologia Geral (Editora Appris)” e “Ore Yèyé O: Canto a Oxum (Edições Zanzar)”

A professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE Aparecida Lopes Nogueira (mãe Cida D’ Oxum) lançará dois livros amanhã (2), na Ôro Cozinha Garimpo, no Mercado da Encruzilhada, a partir das 16h. Um dos livros, “Minha Encantaria: Por uma Antropologia Geral (Editora Appris)” reúne ensaios e o outro é uma coletânea de poemas “Ore Yèyé O: Canto a Oxum (Edições Zanzar)”. Na ocasião do lançamento e tarde de autógrafos, haverá recitais poéticos e saudação a Irôko.

Aparecida Lopes Nogueira possui graduação em Psicologia pelo Institutos Paraibanos de Educação Instituto de Psicologia (1979), mestrado em Antropologia (1994) pela UFPE, doutorado em Ciências Sociais (área de concentração: Antropologia) pela PUC-S (2000) e pós-doutorado em Ciências Sociais (área de concentração: Antropologia) pela PUC/SP (2006).

Resumo do livro “Minha Encantaria: Por uma Antropologia Geral”

Nos textos que integram o presente livro, Cida Nogueira explora esse propósito com determinação, leveza e reconhecimento. Minha Encantaria: Por uma Antropologia Geral inunda o leitor de esperança, reconhece o papel dos mestres na formação, desvenda os mistérios do Cabreiro Tresmalhado, sistematiza ideias de Darcy Ribeiro, Cciça Almeida, Edgar Morin, Ilya Prigogine e tantos outros caminhantes sem caminho que perceberam que a poesia da vida precisa ser recuperada, antes que seja tarde demais. Todos os textos são dedicados a amigos, afetos, comparsas. Um tom intimista e confessional está em todo o conjunto que, sem qualquer linearidade, excita o leitor a escolher o que julgar melhor ou o mais próximo de si.

Data da última modificação: 01/12/2023, 16:27