Professor Peron Rios, do Colégio de Aplicação da UFPE, é eleito o novo imortal da Academia Pernambucana de Letras

Eleição ocorreu ontem (18), em reunião dos acadêmicos, na sede da APL

Da assessoria da APL

Ontem (18), foi eleito o novo imortal da Academia Pernambucana de Letras, o escritor Peron Rios, que ocupará a cadeira de número 28, vaga após o falecimento do acadêmico Vamireh Chacon, em setembro de 2023. O novo acadêmico é crítico literário e doutorando em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE e atua próximo às novas gerações incentivando o interesse pela escrita e pela Literatura e realiza palestras sobre as literaturas brasileira, moçambicana e francesa em várias universidades do Brasil e do exterior.

Recifense, Peron Rios nasceu no dia 3 de março de 1979 e conquistou a cadeira cujo patrono é o teórico musical e compositor pernambucano Luiz Álvares Pinto. A eleição ocorreu na sede da instituição, com 27 votos favoráveis.

Foto: Divulgação/APL

Peron Rios é docente de Língua Portuguesa do CAp

“Eu me sinto feliz em integrar o quadro de acadêmicos de uma instituição tão prestigiosa, dedicada a preservar a nossa memória cultural. Merecer a confiança dos pares é motivo de imensa alegria e, ao mesmo tempo, um acréscimo de responsabilidade, no sentido de manter vivas as tradições, fazendo-as circular socialmente”, relata Rios.

Com a chegada ao rol de acadêmicos da APL, o novo integrante pretende desenvolver projetos de publicação - em convênio com outras instituições - de autores que integram a Academia e daqueles que deixaram uma obra que perdura até hoje. “Outra frente de ação importante é realizar novos convênios entre a Casa e as universidades do país, consolidando um relevante intercâmbio cultural, tão necessário perante os desafios que o contemporâneo impõe”, reforça.

TRAJETÓRIA – Peron Rios é poeta, crítico literário e professor de línguas e literaturas. Dedica-se com maior ênfase às literaturas de língua portuguesa e de língua francesa, procurando aliar as obras históricas ao que vivamente se produz nos dias atuais. “O binômio tradição e novidade, tão caro a um poeta como Mário Faustino, é um requisito que me parece absolutamente necessário para o movimento seguro e permanente da inteligência”, explica.

Ele fez mestrado em Teoria da Literatura na UFPE, a respeito do romance “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto. Sua dissertação mereceu prêmio do programa de melhores teses, fomentado pelo Programa em Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPE, o que resultou na publicação do livro “A Viagem Infinita: estudos sobre 'Terra Sonâmbula', de Mia Couto” (Editora UFPE).

Com artigos publicados no país e também referenciados fora do Brasil, no momento ele finaliza sua pesquisa de doutoramento, no PPGL-UFPE, dedicada à poesia e à crítica do escritor Mário Faustino. Seu mais recente livro de crítica literária se intitula “A Espiral Crítica”, editado pela Confraria do Vento, em 2020. O autor prepara, para 2024, seu novo livro de ensaios e um volume de poesia.

Para o presidente da APL, Lourival Holanda, eleger um novo acadêmico com o perfil de Peron Rios significa o interesse da instituição em ser uma associação de movimento, de criação e de invenção permanente. “Peron é um intelectual jovem, poeta, crítico reconhecido por seus pares aqui e no Sudeste, como Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira ou João Cezar de Castro Rocha, uma referência nacional na área. Ambos veem nele um dos melhores intelectuais de sua geração”, compartilha.

A Academia Pernambucana de Letras é a terceira casa literária do Brasil, fundada depois da cearense e da brasileira, no dia 26 de janeiro de 1901. O objetivo do grupo fundador, encabeçado pelo escritor Carneiro Vilela, era discutir e cultivar a língua portuguesa e a literatura produzida em Pernambuco. Hoje, 122 anos depois, a instituição é uma das mais importantes do país e conta com programação cultural gratuita e aberta ao público, com exposições, palestras de escritores, poetas, artistas e músicos, além de lançamentos de livros e concursos literários.

Data da última modificação: 19/12/2023, 15:13