Notícias Notícias

Voltar

Professor da FDR participa do VI Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica

No evento, Pedro Parini ministrou palestra e lançou o livro “Filosofia e Retórica na FDR: Debates em torno da Obra de João Maurício Adeodato”

O professor Pedro Parini, da Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE, participou do VI Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, de 14 a 18 deste mês, ministrando palestra e lançando livro.

O evento contou com a participação de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento engajados em temas ligados aos estudos de retórica. Durante os cinco dias do congresso, houve apresentações de trabalhos, minicursos e eventos culturais voltados à retórica e suas conexões com temas que vão desde a linguística, a literatura e a história, passando pela música, a arquitetura, o cinema e o teatro, e chegando até a ciência, a filosofia e, claro, o direito.

Em sua apresentação, intitulada “Análise Retórica dos Direitos Humanos”, o professor Parini expôs os resultados de suas pesquisas mais recentes. Na ocasião, aconteceu também o lançamento de seu último livro “Filosofia e Retórica na Faculdade de Direito do Recife: Debates em torno da Obra de João Maurício Adeodato”. O livro, organizado pelo professor Pedro Parini, reúne trabalhos de autores de vários estados voltados ao diálogo com o pensamento do professor Adeodato em torno de temas ligados à filosofia do direito e à retórica jurídica.

Na condição de sócio-fundador, o professor Pedro Parini, que foi vice-presidente da SBR no período de 2018 a 2020, representou a Faculdade de Direito do Recife e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE. Durante o congresso, aconteceu também a Assembleia dos Sócios da SBR, ocasião na qual foi eleita a nova diretoria da sociedade, com a recondução do professor Parini para integrar o Conselho Fiscal da SBR no próximo biênio.

Data da última modificação: 23/08/2023, 15:13