Engenharia Elétrica promove defesa de dissertação de mestrado em sistema 6G de comunicações móveis

Rodrigo Fontan Arruda Cedrim foi orientado pelos professores Joaquim F. Martins Filho e Leonardo Didier Coelho

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPE (PPGEE) da UFPE promove defesa de dissertação de mestrado nesta semana via Google Meet. A dissertação de mestrado intitulada “Formas de Onda Não-Ortogonais para Sistemas 6G usando Rádio Definido por Software” será defendida pelo aluno Rodrigo Fontan Arruda Cedrim, na sexta feira (26), às 14h. A dissertação foi orientada pelos professores Joaquim F Martins Filho e Leonardo Didier Coelho, ambos do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DEE), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

A banca examinadora é formada pelos orientadores e pelos professores Daniel Carvalho da Cunha (UFPE/Centro de Informática), José Sampaio de Lemos Neto (UFPE/Departamento de Eletrônica e Sistemas) e Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado (UPE/Escola Politécnica).

Resumo

Esta dissertação trata da avaliação de formas de onda não ortogonais do tipo Spectrally Efficient Frequency Division Multiplexing (SEFDM), onde é possível aumentar a eficiência espectral em comparação a sistemas Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) através da compressão do espaçamento entre subportadoras abaixo do limite da ortogonalidade. A quebra da ortogonalidade causa o aparecimento de Interferência Entre Subportadoras (ICI), que fica mais intensa de acordo com o aumento da compressão do espectro. O desempenho do SEFDM foi comparado com o OFDM, que é a forma de onda utilizada no 5G NR, tanto em simulações como de forma experimental no contexto da Sexta Geração de Comunicações Móveis (6G). Durante as simulações, os sistemas foram analisados quanto à Taxa de Erro de Bit (BER) com e sem a aplicação de códigos corretores de erro do tipo Low Density Parity Check (LDPC), quanto a eficiência espectral e a Peak-to-Average Power Ratio (PAPR). Os experimentos foram realizados considerando dois cenários no contexto de 5G e além, sendo eles o canal sem fio e Rádio sobre Fibra (RoF). Os transmissores e receptores foram implementados no GNURadio, uma plataforma open-source para trabalhar com Rádio Definido por Software (SDR) e através dele foi possível realizar as transmissões e receber os sinais.

Data da última modificação: 23/08/2022, 16:47