Docente da UFPE participa de lançamento no Brasil de ação voltada para a educação global

O evento foi realizado no último dia 24, durante o Seminário Nacional de Educação a Distância da UniRede, em Brasília

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) da UFPE, a professora Cristine Martins de Gusmão, mediou o lançamento dos trabalhos iniciais de campanha global destinada à educação aberta, flexível e a distância na América Latina do Conselho Internacional para a Educação Aberta e a Distância (ICDE, na sigla em inglês), que tem coordenação da UniRede. O lançamento foi realizado no último dia 24, durante o Seminário Nacional de Educação a Distância da UniRede, em Brasília.

Cristine Martins de Gusmão participou do evento em Brasília

A participação de Cristine teve como objetivo apresentar os trabalhos iniciais das quatro linhas de pesquisa atualmente em desenvolvimento pelo grupo formado pela UniRede e pelo Caled. “A temática é de extrema relevância para o Brasil, principalmente pela inclusão digital vivenciada nos últimos anos. É necessário disseminar o uso de recursos digitais, com garantia de equidade, regulamentação, aplicabilidade educacional alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030”, explica a professora, que é embaixadora de Recursos Educacionais Abertos (REA) do ICDE desde 2020.

Foram quatro as linhas de pesquisa apresentadas durante o evento: “Qualidade e regulação da oferta da educação superior e a distância”, “Formação e competências digitais”, “Processos de inclusão digital e acessibilidade centrados especificamente na comunidade vulnerável” e “Transformação digital”, área de pesquisa da qual a Cristine participa diretamente. A apresentação teve a participação de Daniela Lima, da Universidade Federal de Goiás (UFG); de Corina Valdivieso, do Caled; Fernanda Chocron, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e de Luis Otoni Meireles Ribeiro e Raymundo Carlos Machado Ferreira Lima, ambos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

Órgão consultivo da Unesco, o ICDE é uma organização global liderada por membros no campo da educação on-line, aberta, flexível e aprimorada em tecnologia. A campanha global, cujo lançamento contou com a participação da professora Cristine, é formada por um grupo de cerca de 60 membros do Brasil, Colômbia, Peru e Argentina que atuam em defesa da educação a distância na América Latina. É liderado pela Associação Universidades em Rede (UniRede) e pelo Instituto Latino-Americano e do Caribe de Qualidade em Educação Superior a Distância (Caled), de reconhecida produção na área de qualidade educacional na América Latina.

Com o tema “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”, o Seminário Nacional da UniRede teve o objetivo de promover, incentivar e divulgar discussões sobre a educação a distância entre as instituições públicas de ensino superior associadas à UniRede. Visou assim contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da educação no País, com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas tecnologias da comunicação e da informação e nas modalidades e práticas de educação aberta e a distância. O evento foi realizado de 23 a 25 de agosto, no auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Data da última modificação: 06/09/2023, 16:24