Consulado da Itália em Recife, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e UFPE discutem parcerias

Iniciativas para ampliação e fortalecimento do ensino da língua e cultura italiana no Estado foram um dos pontos abordados

Temas como a aproximação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com instituições italianas, bem como iniciativas para ampliação e fortalecimento do ensino da língua e cultura italiana no Estado, foram discutidos em reunião realizada na última quarta-feira (24). A UFPE foi representada pelo reitor Alfredo Gomes, pelo vice-reitor Moacyr Araújo e pelo diretor de Relações Internacionais, Madson Góis. O Consulado da Itália em Recife foi representado pela vice-cônsul Patrizia Fanelli e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, pelo diretor Michele Gialdroni.

Foto: Anderson Lima

Encontro foi realizado no Gabinete do Reitor

Na visita, o reitor apresentou os equipamentos culturais da UFPE – Centro de Convenções, Cinema e Concha Acústica – como espaços que podem abrigar eventos culturais promovidos pela Itália. Além disso, foram renovadas as tratativas para os acordos de manutenção dos Leitorados de Língua Italiana na UFPE, que mantém um Leitorado de Língua e Cultura Italiana para graduação, pós-graduação e Colégio de Aplicação (CAp), financiado pelo Ministério de Relações Exteriores Italiano (Maeci) desde 2016. Para parcerias futuras, foram prospectados projetos na área de gestão cultural, curadoria e de restauro de obras de arte. Também foram discutidas parcerias na área de sustentabilidade, a exemplo do projeto entre as cidades de Veneza e Recife.

“As articulações com embaixadas e consulados, bem como organismos internacionais, têm impactado positivamente o processo de internacionalização da UFPE, aproximando a Universidade de parceiros fundamentais do processo global", afirmou o reitor Alfredo Gomes. Para o vice-reitor Moacyr Araújo, as instituições universitárias italianas têm forte interlocução com vários pesquisadores e programas de pós-graduação da UFPE. A ideia é ampliar esse diálogo e interface com outras áreas de conhecimento.

Data da última modificação: 26/08/2022, 16:30