Congregação do Centro de Ciências Jurídicas realiza sessão em celebração ao 77º aniversário da UFPE

A Congregação do Centro de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito do Recife (FDR) realizou a primeira sessão do ano de 2023. O encontro ocorreu na manhã da última sexta-feira (11), no Auditório Tobias Barreto, da FDR, dentro da programação pelo 77º aniversário da Universidade Federal de Pernambuco e pelos 196 anos de criação da FDR. Entre os pontos debatidos durante a reunião esteve a proposta de criação de comissão para a celebração dos 200 anos da instituição, que serão comemorados em 2027.

Fotos: Catarina Albertim

Diretor da FDR destacou importância do passado para construir o futuro

A mesa de abertura do encontro teve a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo. Em sua fala, o reitor reforçou a importância de se promover uma relação mais unitária entre a UFPE e a Faculdade de Direito. “A UFPE ganha muito com a presença mais efetiva de todos os professores, assim como dos técnicos e dos estudantes da Faculdade de Direito na vida da Universidade. Precisamos fazer uma reflexão sobre isso para termos uma melhor integração e fortalecer esses laços de forma permanente”, afirmou ele.

Para Moacyr Araújo, é necessário reforçar a relação entre UFPE e FDR tanto interna como externamente. “Uma palavra importante é organicidade. Nós temos que trabalhar esse conceito interna e externamente, pois a UFPE é a Faculdade de Direito e a Faculdade de Direito é a UFPE. Nós temos que estar ao lado da sociedade, respondendo aos anseios e necessidades dela em um mundo em que ocorrem tão grandes transformações”, disse o vice-reitor.

“Neste 11 de agosto, 196 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil, nós revivenciamos essa nossa instância para celebrar, pois essa é uma ocasião de festa, principalmente, mas a gente não faz a festa sem esquecer o trabalho”, ressaltou o diretor da Faculdade de Direito do Recife (FDR), o professor Torquato da Silva Castro Júnior. O encontrou contou ainda com a participação da vice-diretora da FDR, professora Antonella Galindo.

Reitor e vice-reitor, gestores e comunidade da FDR

Além da proposta envolvendo a celebração dos 200 anos de criação do curso de Direito, os membros da Congregação também discutiram proposta de criação de comissão destinada à concessão de títulos honoríficos e a necessidade de alteração do Regimento Interno do CCJ e do Projeto Pedagógico da Graduação.

Além da reunião da Congregação do Centro de Ciências Jurídicas da FDR, a programação pelo 77º aniversário da UFPE e 196 anos de criação da Faculdade de Direito do Recife teve ainda missa em ação de graças no Mosteiro de São Bento, em Olinda, à tarde, e aula magna com o professor emérito da UFPE Flávio Brayner, à noite, no Salão Nobre da FDR.

Data da última modificação: 14/08/2023, 15:11