Cinema da UFPE reabre ao público este mês

Curta “Volta Seca” será exibido para convidados na primeira sessão no dia 22

O cinema da UFPE reabre suas portas este mês. No dia 22, às 15h, será realizada uma sessão para convidados, com exibição do curta “Volta Seca”, uma ficção dirigida por Roberto Veiga. E nos dias 23, 24 e 25, o público em geral poderá conferir duas sessões por dia, uma às 15h30 e outra às 18h, com diversas produções. Neste primeiro momento, os ingressos serão disponibilizados no próprio cinema, localizado no Centro de Convenções da Universidade, no Campus Recife, de forma gratuita, uma hora antes de cada sessão.

Os filmes a serem exibidos nesta temporada foram cedidos gentilmente pelos diretores. A cada mês, uma nova programação será divulgada. A retomada será realizada de forma gradativa e seguirá os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Confira a programação deste mês aberta ao público:

Sessão 1 (às 15h30)

A Clave dos Pregões (2015, 15'27'')
Diretor: Pablo Nobrega
Gênero: documentário
Quatro vendedores recortam a massa sonora da metrópole, em sua essência, musical.

Estamos Te Esperando em Casa (2021, 60')
Diretores: Cecília da Fonte e Marcelo Pedroso
Gênero: documentário
Mais de 600 mil mortes. Um presidente negacionista que debocha da doença. Após quase dois anos de pandemia, os profissionais de saúde do país seguem em sua luta diária. Para a terapeuta ocupacional Poliana, o trabalho consiste em manter a linha tênue que liga a vida dos pacientes com a de suas famílias.

Sessão 2 (às 18h)

Volta Seca (2019, 21'31'')
Diretor: Roberto Veiga
Gênero: ficção
Após 30 anos de sua partida, Marieta decide retornar à Volta Seca, povoado onde nasceu. Percorrendo paisagens familiares, ela mergulhará num resgate de memórias em busca do verdadeiro sentimento desta jornada.

Torquato, Imagem da Incompletude (2019, 70')
Diretores: Danilo Carvalho e Guga Carvalho
Gênero: documentário
Uma reflexão sobre as obras e o pensamento dos últimos anos da produção de Torquato Neto. O seu trabalho na revista Navilouca, o filme Terror da Vermelha, a coluna Geleia Geral e a sua participação na polêmica questão do cinema novo contra o cinema marginal, entre outras passagens importantes da cultura brasileira dos anos 60 e 70.

Sessão 1 (às 15h30)

O Delírio é a Redenção dos Aflitos (2016, 21')
Diretor: Felippe Fernandes
Gênero: ficção
Raquel é moradora de um prédio-caixão, condenado por risco de desabamento. Última residente a permanecer no edifício, ela precisa se mudar o quanto antes para garantir a segurança de sua família.

Bloqueio (2019, 75'56'')
Diretores: Victoria Alvares e Quentin Delaroche
Gênero: documentário
Brasil. A 5 meses da eleição presidencial, o país está mergulhado em uma crise política e econômica. Caminhoneiros decidem fazer uma greve. Em meio às reivindicações da classe de trabalhadores, surgem cada vez mais vozes pedindo uma intervenção militar.

Sessão 2 (às 18h)

Linha da Mão (2019, 16'37'')
Diretora: Victoria Drahomiro
Gênero: documentário
Linha da mão aborda a vivência das famílias tentaculares e seus novos modos de vida no Brasil contemporâneo.

Azougue Nazaré (2019, 80')
Diretor: Tiago Melo
Gênero: ficção
Em uma cidade do interior, em meio aos canaviais, um grupo de pessoas vive suas vidas, tensões, desafios e sonhos, além de praticar rituais fantásticos, à espera da chegada dos dias de festa do Carnaval.

Sessão 1 (às 15h30)

Jogos Dirigidos (2019, 57')
Diretor: Jonathas de Andrade
Gênero: documentário
O filme Jogos Dirigidos traz uma experiência de linguagem. Na comunidade de Várzea Queimada, povoado no Sertão do Piauí com cerca de 900 habitantes e um alto índice de surdos-mudos em sua população, o acesso à água e aos investimentos públicos é escasso, assim como a aprendizagem da Libras oficial. Ante todas essas dificuldades, a comunidade de surdos-mudos de Várzea Queimada criou a sua própria linguagem. O filme traz exercícios de corpo e de fala, improvisando palcos ao ar livre para depoimentos espontâneos de um grupo de 18 personagens, homens e mulheres do local. Os depoimentos, em sua maioria não traduzidos, são revisados fala a fala, ligando os gestos às palavras, sistematizando o léxico gestual de Várzea Queimada como se estivéssemos diante de um vídeo educativo que ensina uma nova língua, além do seu universo e questões próprias. O filme é uma colaboração com Marcelo Rosenbaum e o Instituto A Gente Transforma e foi comissionado pelo Museu de Arte Contemporânea de Chicago.

Bianca – Olhe, ame, cuide. T
ans São Joias (2021, 27')
Diretor: Marcos Castro
Gênero: documentário
Bianca – Olhe, ame, cuide. Trans São Joias é o curta de estreia do diretor Marcos Castro. O filme conta a história de Bianca Close, mulher trans, negra que vivia em situação de rua em Recife e teve seu momento de reinserção social através de uma campanha de financiamento coletivo para construção de sua casa. O filme, além de fazer uma imersão na realidade das mulheres trans no Recife, também traz o olhar das amigas, familiares e pessoas que conviveram com Bianca em momentos diferentes de sua vida, até a sua morte.

Flores do Cárcere (2019, 82')
Diretores: Barbara Cunha e Paulo Caldas
Gênero: documentário
Mel, Xakila, Dani, Charlene, Rosa e Ana Pérola são ex-detentas da Cadeia Feminina de Santos. Doze anos depois, elas retornam ao espaço prisional, hoje abandonado, para revisitar a antiga experiência e refletir sobre o encarceramento feminino, as questões relativas à autoestima e à reinserção na sociedade.

Data da última modificação: 15/03/2022, 19:32