Voltar

Alunos de Ciência Política produzem cartilha sobre bom uso da internet

Cartilha contém orientações sobre redes sociais, fake news, crimes cibernéticos, infraestrutura da rede, vírus e ameaças, acesso à informação

Foto: Divulgação

Iniciativa envolveu alunos da rede pública de ensino

Alunos do curso de Ciência Política da UFPE disponibilizaram na internet uma cartilha digital sobre bom uso das redes sociais, cuidados com fake news, crimes cibernéticos, infraestrutura da rede, vírus e ameaças, ferramentas de acesso à informação e cidadania cibernética. As orientações reunidas no documento são fruto de curso piloto promovido na Biblioteca do Centro Comunitário pela Paz (Compaz) Ariano Suassuna em outubro e novembro de 2019 e pode ser acessada aqui. A cartilha também foi produzida em formato impresso para distribuição na biblioteca.

As aulas, ministradas para mais de 200 alunos da rede pública de ensino do Recife e região metropolitana, integram o projeto de extensão “Cyber-CID, da sala de aula para o computador: os desafios da cidadania cibernética na era da informação”, coordenado pelo professor Marcos Guedes, do Departamento de Ciência Política e desenvolvidas no Núcleo de Estudos Americanos (NEA). O grupo, vinculado ao departamento, abriga estudos sobre Política Externa, Defesa e Cibernética.

PROJETO – O Cyber-CID tem, entre seus objetivos, transmitir conhecimentos do campo de estudos da cibernética à população e aproximar a sociedade da academia por meio da extensão universitária. A cartilha foi elaborada para ampliar o alcance do projeto e tornar mais acessível o conteúdo repassado nas aulas neste momento em que atividades presenciais estão suspensas.

A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e parcerias com a Rede Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa Cibernética (Rede CTIDC), o Centro Comunitário da Paz, a Rede de Bibliotecas pela Paz e a Escola Dom Bosco.

Mais informações
Natália Diniz 

natidiniz@gmail.com 

Data da última modificação: 31/07/2020, 16:32