- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Artigos/
- Um programa para idosos
Artigos Artigos
Um programa para idosos
gilson.edmar@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Cada vez mais as pessoas estão sendo conscientizadas da necessidade de praticar ações destinadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças. Os diversos sistemas de comunicação vêm orientando a população mundial para a preservação do meio ambiente, para a utilização de uma alimentação adequada, para a prática de atividade física, entre outras diversas ações que permitem uma maior longevidade ao ser humano.
Por outro lado, observa-se um crescimento na prevalência de determinadas patologias, principalmente aquelas próprias do idoso, em especial as doenças degenerativas. Por isso, é imperioso que se proporcione espaços e oportunidades para prevenir essas patologias, levando a que as pessoas possam ter envelhecimento fisiológico e saudável.
A Unati cresceu em atividades e em número das pessoas participantes. No início, localizou-se no térreo do prédio do antigo restaurante universitário, mudando-se para as dependências do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Nesta ocasião, como diretor do CCS, tive a oportunidade de acompanhar de perto essa importante atividade da UFPE. Como ação extensionista, a Unati passou a ser ligada à Pró-Reitoria de Extensão, tendo sido criado o Programa Pró-Idoso, englobando também o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI). A professora Ana Paula Marques foi convidada a dirigir o Pró-Idoso, acumulando com a Coordenação da Unati, e a professora Márcia Carrera para coordenar o NAI. A atuação abnegada destas nossas docentes do Departamento de Medicina Social vem promovendo uma ampliação significativa dos dois setores.
O NAI, que inicialmente estava localizado numa dependência do prédio do CCS, passou a dar atendimento multidisciplinar aos pacientes idosos: na área médica, através das especialidades da neurologia, psiquiatra, reumatologia, entre outras, além das áreas da odontologia e da psicologia, por exemplo. Aos poucos, o ambiente foi ficando pequeno. Identificou-se um prédio próximo ao Departamento de Fisioterapia, sendo adaptado para abrigar o NAI, permitindo que a Unati ocupasse o antigo local de atendimento.
Hoje, a UFPE está com um programa digno da nossa sociedade. Além das atividades já citadas, o Programa Pró-Idoso proporciona oportunidade para a formação de profissionais, por meio de estágios de graduação e de pós-graduação, como também campo de pesquisas nestas áreas do conhecimento. O sucesso do programa estimula os participantes, os usuários, os dirigentes a darem continuidade a essa relevante atividade, permitindo que a UFPE cumpra o seu compromisso social, como uma das suas missões.
Publicado em 29.10.2008 no Jornal do Commercio