Artigos Artigos
UFPE, 75 anos
Publicado no Jornal do Commercio do dia 14 de agosto de 2021
Mendonça Filho*
O aniversário de 75 anos da Universidade Federal de Pernambuco, merecidamente comemorado com diversos eventos, é uma boa oportunidade para debatermos educação. Uma das melhores do Brasil, a UFPE é um centro de ensino, de produção de conhecimento e pesquisa científica referência no Nordeste. Como pernambucano, acompanho a história da Universidade Federal e, recentemente, como ministro da Educação, tive o privilégio de conhecer melhor a instituição e contribuir para o seu desenvolvimento garantindo investimentos nos campi Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru (Agreste).
Tenho insistido que um dos principais desafios do Brasil é a sociedade colocar a Educação como prioridade número um. Os indicadores negativos não deixam dúvida: é preciso foco na educação básica. No entanto, o ensino superior tem que ser valorizado. É fundamental apoiar as universidades federais, que têm papel relevante para o ensino, a formação, a pesquisa, transformam vidas e impactam a sociedade em todas as regiões do país. Como ministro valorizei o ensino superior, apoiei a rede federal de ensino (universidades e institutos), consolidei e expandi a pós-graduação aumentando em mais de 80% a concessão de bolsas da Capes.
Mesmo com a crise econômica da época, a nossa gestão recuperou os repasses de custeio em 100% e os de investimento aumentaram de 40% para 80%. As três federais pernambucanas - UFPE, UFRPE e UNIVASF - contaram com recursos em todos os campi para obras de investimento. Desde que sai do MEC, há três anos, que acompanho inauguração de obras em universidades e institutos federais em todo o país, com recursos liberados ainda na nossa gestão. Isso acontece porque em educação pouca coisa acontece no curto prazo. Assim como, em gestão pública os resultados de políticas estruturadoras, em geral, são colhidos bem depois.
Fiquei muito feliz esta semana com a inauguração da Concha Acústica da UFPE, com recursos liberados pela nossa gestão em 2018. É gratificante ver a cidade e a população ganharem um novo espaço para eventos culturais e científicos dentro do ambiente universitário. Muito bom parabenizar a UFPE, tendo contribuído como ministro para a conclusão do prédio novo da Faculdade de Medicina do Recife, para a reforma da histórica Faculdade de Direito do Recife, para a construção da sede do curso de medicina do campus Caruaru e para a reforma do Centro de Convenções (cinema, inaugurado em 2019; concha acústica). Mesmo sem mandato, continuo à disposição da UFPE e das universidades e institutos para brigar por investimentos. A todos que ajudaram a construir a história da UFPE, parabéns!
*Mendonça Filho, ex-ministro da Educação e consultor da Fundação Lemann.