- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Cultura (Supercult)/
- Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento/
- Cinema/
- Destaques/
- Programação de 12 a 14 de fevereiro: Mostra David Lynch e seus precursores
Destaques Destaques
Programação de 12 a 14 de fevereiro: Mostra David Lynch e seus precursores
David Lynch, cineasta recém-falecido, criou um universo cinematográfico único, marcado por atmosferas oníricas, mistérios indecifráveis e um profundo fascínio pelo lado oculto da realidade
O Cinema da UFPE e o Cineclube XHY247 apresentam:
MOSTRA: DAVID LYNCH E SEUS PRECURSORES
David Lynch, cineasta recém-falecido e homenageado desta mostra que ocorrerá no Cinema da UFPE, criou um universo cinematográfico único, marcado por atmosferas oníricas, mistérios indecifráveis e um profundo fascínio pelo lado oculto da realidade. No entanto, nenhum cineasta surge no vazio. Nossa programação propõe um diálogo entre algumas das obras mais icônicas de Lynch e filmes que ajudaram a moldar sua visão singular de cinema.
Dos filmes de terror, passando pelos contos fantásticos até as narrativas sobre o perverso universo hollywoodiano, cada dia apresenta dois filmes de Lynch ao lado de uma obra anterior, que ecoam temática e esteticamente entre si, revelando conexões inesperadas e influências que atravessam gerações.
DIA 01 (12/02): Criaturas do bizarro
14h: Monstros (Tod Browning, 1932, Estados Unidos, 16 anos, legendado)
Em um circo de atrações bizarras, Cleópatra é uma bela trapezista que é cortejada por um anão. Ao descobrir que ele é herdeiro de uma fortuna, ela arquiteta um plano com o seu amante, Hércules, de casar-se com o anão e depois envenená-lo. Só que no dia do casamento, Cleopátra repudia os amigos do circo do seu futuro marido, chamando-os de nojentos e sujos. As aberrações se juntam para se vingar de Cleópatra, transformando-a em uma pessoa metade mulher, metade galinha, sem as pernas e quase cega.
15h30: O Homem Elefante (David Lynch, 1980, Estados Unidos, 10 anos, legendado)
A história de John Merrick, um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves, o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade.
17h30: Eraserhead (David Lynch, 1977, Estados Unidos, 18 anos, legendado) + Debate com Davi Barros e Lucca Nicoleli (curadores e mestrandos pelo PPGCOM-UFPE)
Henry Spencer tenta sobreviver da indústria de vírus, de sua raivosa namorada e dos gritos de seu filho, um bebê mutante.
Dia 02 (13/02): Siga a estrada de tijolos amarelos
14h: O Mágico de Oz (Victor Fleming, 1939, Estados Unidos, Livre, legendado)
Após um tornado em Kansas, Dorothy, vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ela deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy, viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.
16h: Coração Selvagem (David Lynch, 1990, Estados Unidos, 16 anos, legendado)
Nesta estranha homenagem ao filme "O Mágico de Oz", Sailor e Lula são dois amantes que vivem intensamente a vida e a paixão. Tentando fugir das garras da mãe da garota, os dois caem na estrada para uma viagem violenta e psicodélica, uma vez que a mãe de Lula contrata um grupo de assassinos profissionais para matar Sailor.
18h30: A Estrada Perdida (David Lynch, 1997, Estados Unidos, 18 anos, legendado)
Fred Madison (Bill Pullman) é acusado, sob misteriosas circunstâncias, de matar sua esposa Renee (Patricia Arquette). Ele logo se vê transformado em um outro homem, Pete Dayton (Balthazar Getty), possuindo uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto no seu corpo e na sua mente, as coisas ficam cada vez mais misteriosas e intrigantes.
Dia 03 (14/02): Sombrias Hollywoods
14h: Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950, Estados Unidos, Livre, legendado)
No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.
16h30: Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2001, Estados Unidos, 16 anos, legendado)
Após um acidente de carro que lhe causa amnésia, uma mulher, acompanhada de uma aspirante a atriz procuram por pistas e respostas na cidade de Los Angeles, em uma estranha aventura em que sonhos e realidade se misturam.
19h30: Part 8 (David Lynch, 2017, Estados Unidos, 16 anos, legendado) + Debate com Iki Monteiro e Helena Sampaio (curadoras e graduandas em Cinema e Audiovisual na UFPE)
"Twin Peaks: O Retorno" é uma série limitada com 18 episódios de uma hora de duração, que dão sequência à história iniciada na série original, exibida em 1990-1991. Preso no Black Lodge por 25 anos, o agente do FBI Dale Cooper finalmente vê uma oportunidade para escapar e enfrentar sua cópia maligna que segue à solta, enquanto novos mistérios e dramas se desenvolvem tanto na pequena Twin Peaks quanto em grandes cidades como Nova York e Las Vegas. (Episódio 8 da série televisiva)
Curadores: Lucca Nicoleli Adrião e Ângela Freire Prysthon (membros do Conselho Curador do Cinema da UFPE), em parceria com o Cineclube XHY247.
A programação está sujeita a modificação e o acesso às sessões, à lotação da sala. A retirada dos ingressos é feita presencialmente, uma hora antes de cada sessão.