Novo edital da UAB UFPE oferece 51 vagas para tutor dos cursos a distância

As inscrições iniciam nesta segunda-feira (05) e vão até 20 de junho, exclusivamente pela internet

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), por meio da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abre inscrições com 51 vagas para o Processo Seletivo Simplificado para Tutores e Cadastro de Reserva (CR) que vão atuar nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e licenciaturas em Letras - Espanhol, Letras - Português, História, Educação Física e Matemática; e as especializações em Ensino de Ciências e Matemática; Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas; e Inovação e Tendências Educacionais, na modalidade de Educação a Distância, implantados no âmbito do Sistema UAB.

O tutor é o profissional selecionado como bolsista do sistema UAB para desempenhar atividades e ações a serem desenvolvidas na execução dos projetos pedagógicos, de acordo com as especificidades das áreas e dos cursos. Entre as atividades estão mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas; acompanhar as atividades dos discentes; manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino; apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos Polos, em especial na aplicação de avaliações; elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos discentes; e ter disponibilidade de 20 horas semanais para atividades de tutoria.

O(a) candidato(a) interessado(a) em participar da seleção deve residir no município de localização do Polo ou em outro município do estado de Pernambuco que não ultrapasse 40 km do município sede/Polo; possuir nacionalidade brasileira ou ser naturalizado no Brasil - se estrangeiro, estar legalmente matriculado em um curso da pós-graduação; estar em dia com a justiça eleitoral e, no caso do sexo masculino, estar em dia, também, com o serviço militar (nacionalidade brasileira); ter formação de nível superior nas áreas de conhecimento, conforme o perfil de formação de cada curso; possuir experiência comprovada no magistério de, no mínimo, um ano no Ensino Básico ou Superior ao se candidatar à vaga; não ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação a distância da UFPE; e ter disponibilidade de viagem ao campus Recife e aos Polos.

Vagas previstas para o período de 2023.1

Cursos EAD

Número de Vagas

Bacharelado em Ciências Contábeis

Licenciatura em Letras - Português

4 vagas + CR

Licenciatura em Letras - Espanhol

Licenciatura em Matemática

Licenciatura em História

3 vagas + CR

Licenciatura em Educação Física

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

8 vagas + CR

Especialização em Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas

Especialização em Inovação e Tendências Educacionais

7 vagas + CR

As inscrições para as vagas de tutor presencial ou a distância são feitas exclusivamente pela internet, no período de 05 a 20 de junho, a partir do preenchimento do formulário de inscrição (Google forms) com os dados solicitados, selecionar o Polo de inscrição e anexar cópia do diploma de graduação (frente/verso); comprovante de experiência no magistério básico ou superior de, no mínimo, um ano; cópia de documento de identificação oficial com foto (frente e verso); cópia do CPF (frente e verso); certidão de quitação eleitoral; certificado de reservista ou atestado de alistamento militar para brasileiros maiores de 18 anos; cópia de comprovante de residência (últimos 3 meses); além dos documentos comprobatórios relativos aos itens que o candidato pretende ver pontuados, organizados em sequência de itens em um único documento no formato pdf.

Ação

03/05/2023

Divulgação do edital no site https://www.ufpe.br/ead/editais

05/06/2023 a 20/06/2023

Período de inscrições

21/06/2023

Divulgação das Inscrições Homologadas no site https://www.ufpe.br/ead/editais

22/06/2023

Prazo para recurso até às 16h

23/06/2023 a 05/07/2023

Seleção de Candidatos – Análise Curricular

06/07/2023

Divulgação do Resultado Preliminar no site https://www.ufpe.br/ead/editais

07/07/2023

Prazo para recurso até às 16h

10/07/2023

Divulgação do Resultado Final no site https://www.ufpe.br/ead/editais

UAB na UFPE
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela Universidade no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de curso na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos de apoio presencial. Também, gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de curso, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/CAPES.

Dúvidas e informações acerca das instruções contidas no edital deverão ser obtidas através das respectivas coordenações de curso:

Ciências Contábeis: contabeis.ead@ufpe.br
Letras – Língua Espanhola: eadespanhol.cac@ufpe.br