EAD-UFPE realiza visita de articulação ao Polo UAB Fernando de Noronha

A intenção da visita foi fazer um estudo de demandas para verificar quais são as ofertas, as procuras da população local para a UFPE ofertar cursos de graduação e de especialização a distância

Integrantes da EAD-UFPE ao lado da Coordenação do Polo UAB Fernando de Noronha e representantes dos Polos UAB-PE. Foto: Núcleo de Comunicação EaD-UFPE

Na última semana de setembro, uma equipe da EAD-UFPE, por meio do coordenador geral da UAB-UFPE, professor Francisco Kennedy, do coordenador pedagógico da SPREAD, Wellinson Vaz, do técnico de T.I da SPREAD, Gabriel Vasconcelos, e da comunicadora social da UAB-UFPE, Danielle Lins, realizaram uma visita técnica de articulação ao Polo UAB Fernando de Noronha, com o objetivo de fazer um estudo de demandas para verificar quais são as ofertas e procuras de cursos no Polo.

A comitiva da UFPE foi recebida pela coordenadora do Polo, Rúbia Uchôa, a coordenadora adjunta Maria Conceição do Nascimento, a secretária Ana Karla, o técnico de Informática Helyson Lino, a bibliotecária e apoio administrativo, Ana Paula Borges, além da coordenadora estadual de Polos UAB-PE, Vera Soares, e o coordenador do Fórum de Coordenadores de Polo de Pernambuco, Wantuir Queiroz.

Reunião de articulação com a comitiva da EAD-UFPE, a Coordenação do Polo UAB Fernando de Noronha e os representantes dos Polos UAB-PE. Foto: Núcleo de Comunicação EaD-UFPE

O Polo UAB Fernando de Noronha que está localizado nas dependências da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha (EREM-AFN), possui uma estrutura física com espaços para sala de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática, salas de secretaria, de tutoria, de reunião e de coordenação, e também usufrui dos ambientes disponíveis na Escola Estadual Fernando de Noronha, como o laboratório de Ciências e a quadra poliesportiva.

“A educação a distância não é uma coisa nova, mas ela se desenvolveu e se consolidou após  a pandemia, pois foi o único recurso que nós tivemos para atender os nossos alunos, e aqui em Noronha é mais difícil ainda por se tratar de uma Ilha, quase 600 km do continente. Então, trouxemos o Polo UAB da Universidade Aberta do Brasil e estamos prospectando, inclusive com a presença da comitiva da Universidade Federal de Pernambuco, para ela entender a nossa demanda e a gente verificar quais os cursos podemos oferecer para serem bem recebidos e adequados à realidade de Noronha”, frisou a coordenadora do Polo.

De acordo com o coordenador geral da UAB na UFPE, Francisco Kennedy, através do programa UAB é possível aproximar a Universidade da comunidade. “A ideia da EAD é que ela não vem para substituir o curso presencial, ela vem para poder incrementar e expandir com qualidade. Nós da Universidade Federal de Pernambuco estamos muito felizes de estarmos no Polo UAB Fernando de Noronha, pois encontramos um Polo muito bem estruturado, que está apto para receber nossos cursos. A intenção com essa visita é fazer um estudo de demandas para ver quais são as ofertas, as procuras, para a gente pensar e ofertar cursos de graduação e de especialização a distância da UFPE”, declarou.

Durante a passagem da equipe da EAD-UFPE no Polo, o coordenador Francisco Kennedy participou de uma entrevista nos estúdios da Rádio FM Noronha, e de uma reportagem feita para o Jornal da Ilha pela equipe da TV Golfinho, emissora pública local que integra o Sistema Golfinho de Comunicação.

Entrevista do Coordenador geral da UAB na UFPE para a rádio local FM Noronha. Foto: Núcleo de Comunicação EaD-UFPE

Entrevista do Coordenador geral da UAB na UFPE para a TV Golfinho. Foto: Núcleo de Comunicação EaD-UFPE

Todas as imagens da visita estão disponíveis em nossa galeria: https://www.flickr.com/photos/196433463@N06/albums

Polo UAB Fernando de Noronha
O Polo UAB Fernando de Noronha possui uma coordenação local e uma sala equipada com computadores e internet à disposição dos estudantes inscritos nos cursos EaD ofertados pelas Universidades Públicas Federal e Estadual parceiras, que precisam de um suporte tecnológico para as atividades acadêmicas.

O Programa Universidade Aberta do Brasil-UAB, do Governo Federal, ligado ao Ministério da Educação (MEC), e coordenado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em parceria com a Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha e os IPEs (Instituição Pública de Ensino Superior), busca formar professores e trabalhadores da educação básica com cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento em diversas áreas para os demais profissionais interessados e a população com ensino médio concluído. Os cursos são gratuitos e podem ser realizados a partir da demanda local, com a formação de turmas que atendam aos critérios pré-estabelecidos pela UAB.

Mais informações:
Polo UAB Fernando de Noronha: polo.uab.noronha@gmail.com