Restaurante Universitário passa por obras de ampliação, requalificação e acessibilidade

Projeto prevê requalificação da cozinha e construção de salão; e ampliação resultará em uma oferta de até 8.200 mil refeições por dia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está dando andamento às obras do projeto de ampliação do Restaurante Universitário (RU) do Campus Joaquim Amazonas, no Recife. O objetivo é requalificar a cozinha e ampliar o restaurante em mais 350 lugares, a fim de proporcionar aos estudantes mais conforto no horário de maior fluxo (12h às 13h). As modificações vão ampliar, em até 8.200 mil, a oferta de refeições por dia. A adequação da acessibilidade nas saídas do restaurante com a construção de rampas também está prevista. Quanto à ampliação, será construído um novo salão climatizado. O projeto de ampliação é da equipe da Diretoria de Planos e Projetos da Superintendência de Infraestrutura (DPP/Sinfra) da UFPE.

O RU foi inaugurado em 2011 e é um projeto do arquiteto, urbanista e professor da UFPE Ênio Eskinazi. Sua capacidade atual comporta 550 pessoas sentadas. O prédio conta com um salão para refeições, cozinha e banheiros, além de área externa reestruturada. “Ao longo dos dez anos de uso do restaurante, o piso e a rede hidrossanitária foram danificados pelo tempo e uso” informa a diretora de Alimentação e Nutrição da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da UFPE, Karina Silveira. A gestora explica que a requalificação do piso da cozinha (área de cocção, lavagem de utensílios e de panelas, pré-preparo de carnes, hortifruti, suco/sobremesas, lixo) e da rede hidrossanitária vai contribuir com a manutenção da qualidade higiênico sanitária das refeições preparadas e servidas no RU. A proposta de reforma também prevê novas rampas e tratamento de toda a área de forma a torná-la mais acessível.

A necessidade da requalificação do piso e da rede hidrossanitária do RU foi apresentada à gestão no final de 2019 e contou com avaliação técnica da Sinfra. Em 2020, o projeto recebeu recursos por meio de emenda parlamentar. O processo de licitação iniciou em julho de 2020 e o contrato com a empresa vencedora foi fechado em dezembro de 2021. A obra teve início em 3 de janeiro deste ano e tem previsão de conclusão para segundo semestre de 2022. O contrato prevê multas por atraso e utiliza índice de medição de resultados, uma forma de fiscalizar o andamento do cronograma de obras. Além dos servidores do RU, a execução da reforma está sendo acompanhada pelo fiscal técnico qualificado indicado pela Diretoria de Fiscalização de Obras da Sinfra.

RU terá novo salão climatizado com 350 lugares (Imagem ilustrativa)

A obra contempla as seguintes modificações específicas no projeto original: ampliação do salão para refeições para um espaço que comporte 350 pessoas sentadas em ambiente climatizado; reparos na coberta e forro do bloco da cozinha, além da troca de revestimentos de piso; construção de rampas para a saída emergência e para a saída comum do salão; alteração do layout da administração do RU; e construção de bancada na saída do salão do restaurante para lavagem de copos dos usuários.

A proposta desenvolvida considerou a planta baixa retangular, estrutura metálica, esquadrias semelhantes às existentes e preservação da árvore existente integrada à solução. Também prevê a integração com a futura área de convivência entre o RU e a Biblioteca Central através de um terraço.

diretoria.dpp@ufpe.br

Data da última modificação: 09/03/2022, 09:56