Notícias Notícias

Voltar

UFPE implementa novo sistema para fichas catalográficas e depósito de teses e dissertações via Sigaa

A mudança visa desburocratizar o processo de finalização de trabalhos acadêmicos na UFPE, tornando-o mais ágil e eficiente

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) adotou uma nova sistemática para a elaboração das fichas catalográficas e o depósito de teses e dissertações, que, desde o final de agosto, vêm sendo realizados exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Com essa mudança, não é mais necessário solicitar a ficha catalográfica por e-mail às bibliotecas setoriais, nem enviar os documentos para a Biblioteca Central (BC) para depósito. Todo o processo pode ser concluído diretamente no Sigaa, após a defesa.

Os alunos que precisarem solicitar fichas catalográficas podem seguir o passo a passo disponível na página do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE, acessível pelo link. Além disso, modelos para a formatação de teses e dissertações, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estão disponíveis aqui. 

A mudança visa desburocratizar o processo de finalização de trabalhos acadêmicos na UFPE, tornando-o mais ágil e eficiente. A Biblioteca Central (BC) continuará responsável por inserir os trabalhos no Repositório Attena, mas agora com a exportação direta dos arquivos a partir do Sigaa, eliminando a necessidade de envio manual por parte dos alunos.

A nova integração entre o Sigaa e a Biblioteca Central é mais um avanço no uso de tecnologias digitais pela UFPE, buscando otimizar o fluxo de informações e garantir maior praticidade aos estudantes de pós-graduação na conclusão de seus trabalhos acadêmicos.

Data da última modificação: 02/10/2024, 15:41