- UFPE/
- Institucional/
- Orgãos Suplementares/
- Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB/
- Notícias/
- Patentes e uso estratégico da informação tecnológica debatidos em evento sobre propriedade intelectual
Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB
- Sobre o SIB
- Biblioteca Central
- Bibliotecas Setoriais
- Laboratório de Acessibilidade - LABC
- E-books e Ferramentas para pesquisa
- Serviços
- Graduação - Ficha eletrônica e Autodepósito de TCC
- Pós-graduação - Ficha catalográfica e Normalização
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD
- Repositório ATTENA
- Portal de Periódicos da UFPE
- Memorial Denis Bernardes
- Notícias
Notícias Notícias
Patentes e uso estratégico da informação tecnológica debatidos em evento sobre propriedade intelectual
Evento teve como tema o espaço das mulheres na inovação e criatividade
Ferramentas como os biossensores auxiliam na aceleração dos processos de diagnósticos na área da saúde, por exemplo, o que garante uma maior eficiência no tratamento de doenças. O assunto foi discutido durante a palestra “Estratégias para inovações em saúde: diagnóstico e terapêutica”, ministrada pela pesquisadora Maria Danielly Oliveira, durante o evento “Mudança poderosa: as mulheres na Inovação e Criatividade”, realizado na manhã de hoje (26), no auditório 3 da Biblioteca Central, no Campus Recife da UFPE.
A palestra foi apenas um dos momentos do encontro, realizado em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi). O evento é realizado anualmente, e, neste ano, o foco foi o papel das mulheres na inovação.
Foto: Passarinho
Pesquisadora Maria Danielly Oliveira abordou uso de biossensores
Realizado pela Positiva UFPE – Diretoria de Inovação, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual (Profnit) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o encontro foi aberto pelo diretor adjunto da Positiva - Diretoria de Inovação, Sérgio Aguiar, que destacou a importância da disseminação de uma cultura de inovação e propriedade intelectual. “É a terceira vez que a UFPE aproveita o Dia Mundial da Propriedade Intelectual para fazer um evento de divulgação do que vem a ser a propriedade intelectual e como ela pode beneficiar a ciência, a tecnologia e a inovação”, explicou.
A programação contou com as apresentações de pesquisas que originaram pedidos de patentes de pesquisadoras da UFPE, como a de Maria Danielly Oliveira, seguidas da palestra “Uso estratégico da informação tecnológica”, com representantes do INPI, além da apresentação de trabalhos do mestrado profissional do Profnit, e a entrega de certificados de Propriedades Intelectuais da UFPE.
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI/WIPO) é uma entidade existente desde 1967, integrante do sistema das Nações Unidas, que busca proteger invenções, marcas, desenhos e modelos industriais; resolver as controvérsias em matérias de propriedade intelectual e difundir os dados mundiais sobre propriedade intelectual. A ideia de instituir a data comemorativa do Dia Mundial da Propriedade Intelectual tem o objetivo de promover a discussão sobre o papel dos Direitos de Propriedade Intelectual (patentes, marcas, desenhos industriais) e como eles estimulam a inovação e a criatividade.
Mais informações:
Positiva UFPE – Diretoria de Inovação
(81) 2126.8600/8959