Encontro destaca caminhos para a acessibilidade em bibliotecas universitária

Evento é promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e pelo Núcleo de Acessibilidade (Nace)

Fotos: Passarinho

Ana Karina Morais, do Nace, e Clemilda Sousa, da UFC, abordam as
experiências de suas instituições

Cadeirante, Clemilda destacou a importância do empoderamento da pessoa com deficiência. “Há várias vozes silenciadas na nossa história e uma delas é a dos deficientes”, disse. Para ela, o bibliotecário pode ser protagonista da inclusão ao tornar os acervos atraentes para quem tem deficiência visual, por exemplo. Ela compartilhou a experiência da UFC, que conta com serviço de edição de materiais acessíveis e seção de atendimento à pessoa com deficiência para capacitar os bibliotecários de todos os centros. A deficiência acontece no momento da relação da pessoa com o ambiente, que pode estar preparado para a inclusão ou não. A professora Ana Karina Morais, coordenadora do Nace, destacou o exemplo da iniciativa da UFC, intitulada UFC Inclui.

Para a vice-reitora, uma biblioteca é um lugar de troca e convívio

Também participaram do debate a diretora da Biblioteca Pública do Estado (BPE), Lúcia Roberta Guedes Alcoforado; o chefe da Seção Braille da BPE, Jovemarcos Pereira; e o músico e bolsista do Nace Rodrigo Cardoso. A discussão foi mediada pelo diretor da BC, Elilson Góis. “É uma responsabilidade grandiosa trabalhar esse tema no cotidiano da universidade”, afirmou o diretor, destacando a importância de estruturar as 14 bibliotecas da Universidade e mais uma que deve ser instalada no prédio da antiga Sudene, no espaço que abrigava a biblioteca do órgão. Um novo recurso de acessibilidade também deve ser implementado no site do SIB.

Antes da abertura, houve apresentação musical com músicos deficientes

ABERTURA – “Para mim, o coração de qualquer universidade é a biblioteca, pois é um lugar de troca e convívio”, afirmou a vice-reitora Florisbela Campos. “Nesse contexto, o papel do Nace faz a diferença.” Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes, trata-se de um tema urgente que perpassa toda a dinâmica acadêmica. “Precisamos implementar em nossas práticas a cultura da acessibilidade”, disse. O evento é coordenado pela assessora de Nace, Wilza Estrella, que informou esse foi apenas o primeiro encontro com essa temática.

Confira entrevista com a coordenadora-geral do Nace, Ana Karina Morais, clicndo na imagem abaixo.

Data da última modificação: 08/03/2018, 17:48