Destaques Destaques

Voltar

Informe sobre o relatório da Vigilância à Saúde da PCR sobre o Restaurante Universitário da UFPE

Essas informações foram repassadas para as representações dos Diretórios Acadêmicos Estudantis em reunião, no dia 5 de dezembro

A Universidade Federal de Pernambuco informa que, após o episódio de surto alimentar ocorrido no dia 1° de setembro, no Restaurante Universitário do Campus Recife, seguindo seu papel de rigor e responsabilidade com sua comunidade acadêmica, acionou a Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife, que, após as devidas investigações, apresentou relatório final no dia 23 de novembro.

Além da ação de notificação, durante o período, a UFPE atuou à disposição da comunidade com suporte do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase), em visitas às Casas de Estudantes para orientação e encaminhamento para redes de serviços de saúde. Segundo o relatório apresentado, a empresa cumpriu com adoção de medidas corretivas relativas ao controle da potabilidade da água, no manejo de resíduos sólidos, na seleção de fornecedores, armazenamento de alimentos e higienização do local, equipamentos e utensílios. Mantendo, portanto, a licença sanitária até dia 15 de setembro de 2026.

A reabertura do Restaurante Universitário compõe uma parte das políticas de assistência estudantil da UFPE, onde é disponibilizado orçamento anual consistente.

A instituição dará prosseguimento na instauração de processos de apuração de responsabilidades, para averiguar ocorrências de descumprimento de contrato. Toda a ação que possa resultar em eventual sanção ou desligamento da empresa contratada precisa estar subsidiada por evidências, laudos técnicos e a tramitação de processos legais. Ressalta-se também que a UFPE aplicou medidas com efeito pecuniário, prezando pela qualidade da prestação do serviço.

Essas informações foram repassadas para as representações dos Diretórios Acadêmicos Estudantis em reunião, no dia 5 de dezembro, com participação do corpo administrativo da instituição.

O diálogo com representações estudantis acontece desde a formulação da licitação, até a abertura e avaliação de funcionamento do RU, pautando desde o cardápio até a função de espaço de convivência estudantil desempenhada pelo local. A gestão da UFPE compreende esse diálogo como fundamental para o funcionamento do restaurante, e, portanto, mantém canal constantemente aberto para recebimento de sugestões e reclamações que podem subsidiar o registro de ocorrências e notificações de fiscalização. Esse canal é disponibilizado no site do RU, com formulários e contatos por aplicativos de mensagens em celular.

NOVAS MEDIDAS - Ainda antes da divulgação do relatório, durante o processo de apuração, a UFPE tomou medidas administrativas para ampliar as ações de fiscalização e acompanhamento do serviço no restaurante. O quadro de nutricionistas da equipe técnica da instituição foi ampliado, assim como o apoio de profissionais especialistas na área de saúde e alimentos no apoio à comissão de acompanhamento, que conta também com representação estudantil. A empresa General Goods também ampliou seu quadro e fez substituições do responsável técnico. Projeto de apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão está sendo estruturado no sentido de fornecer subsídios para as políticas em alimentação e nutrição nos RUs.

COMPROMISSO - Nos últimos quatro anos, a UFPE investiu na ampliação dos valores de bolsas de assistência, na requalificação de espaços que ampliam o sentido do campus como lugar de convivência social contínua e não apenas de atividades de ensino, assim como está em percurso, para 2024, a reestruturação dessas políticas para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), que passará a receber subsídio parcial para estudantes de graduação e pós-graduação, e atendimento integral para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Já o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) teve o estudo preliminar da instalação de uma unidade-escola aprovado pela comissão local.

Data da última modificação: 07/12/2023, 15:16