Notícias Notícias

Voltar

UFPE tem mais de 140 docentes contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico

A concessão das bolsas reconhece o mérito acadêmico, a produção científica consistente e a liderança em projetos de pesquisa e inovação

Mais de 140 docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Desenvolvimento Tecnológico (DT), conforme resultado final da Chamada CNPq nº 18/2024, divulgado recentemente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A concessão das bolsas reconhece o mérito acadêmico, a produção científica consistente e a liderança em projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos por pesquisadores da UFPE, distribuídos por diferentes centros acadêmicos e áreas do conhecimento.

O resultado inclui professores de centros como o de Informática (CIN), de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), de Tecnologia e Geociências (CTG), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), de Ciências Médicas (CCM), de Ciências da Saúde (CCS) e de Artes e Comunicação (CAC), além dos campi do interior: o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru; e o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão.

No CAA, foram contemplados os seguintes docentes: Artur Paiva Coutinho (Núcleo de Tecnologia/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental/CAA), Eliana Andréa Severo (Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa/CAA), Jehan Fonsêca do Nascimento (Núcleo Integrado de Ciências Exatas e da Natureza/Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física/CAA), Jônatas Araújo de Almeida (Núcleo de Tecnologia / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/CAA), Rodrigo Mikosz Gonçalves (Núcleo de Tecnologia/ Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental/CAA) e Sylvana Melo dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental/CAA). A conquista evidencia o fortalecimento da pesquisa nos campi do interior e o compromisso institucional com a interiorização da ciência.

As Bolsas de Produtividade em Pesquisa são destinadas a pesquisadores com destaque entre seus pares, levando em conta critérios como a qualidade da produção científica, formação de recursos humanos, impacto do trabalho realizado e atuação em redes de pesquisa. Já as Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico reconhecem a relevância de projetos com foco em inovação e transferência de tecnologia.

A lista completa dos docentes da UFPE contemplados, bem como outras informações envolvendo a chamada, pode ser acessada no portal do CNPq.

Data da última modificação: 02/08/2025, 15:13