Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Pesquisa apresenta ferramenta para avaliação de desempenho de influenciadores digitais
Notícias Notícias
Pesquisa apresenta ferramenta para avaliação de desempenho de influenciadores digitais
Ferramenta pode ser usada em estratégias de marketing por profissionais da área

A professora Marianny Jessica de Brito Silva, do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), é a primeira autora de artigo que aborda o processo de influência no ambiente digital. Intitulada “Proposing an integrative scale of digital influence in the context of influencer marketing” (Propondo uma escala integrativa de influência digital no contexto do marketing de influência, em tradução livre), a pesquisa apresenta uma escala que abrange processos de avaliação e autoavaliação na interação entre influenciadores e seguidores. Para os profissionais da área, essa escala oferece uma ferramenta para avaliar o desempenho do influenciador em estratégias de marketing.
A pesquisa destaca duas dimensões principais da influência digital: a avaliação dos seguidores das características do influenciador, como similaridade, autenticidade e atratividade, e sua autoavaliação emocional, incluindo apego e inveja. O estudo revela que esses fatores geram resultados positivos, como aumento das intenções de compra e transferência de apego emocional. O trabalho resulta de seis estudos conduzidos no contexto do marketing de influenciadores, incluindo desenvolvimento de itens, validação e teste de confiabilidade.
Feito em parceria com estudantes e professores das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), da Paraíba (UFPB) e do Ceará (UFC), o artigo foi publicado no periódico international Journal of Business Research, uma das mais prestigiadas revistas científicas da área de Administração. O artigo completo pode ser acessado gratuitamente até esta quinta (6).