UFPE sediará Oficina Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa em Serviço Social (Abepss)

Evento reunirá pesquisadores e estudantes de todo o país, além de representações dos Conselhos de Regionais de Serviço Social e do Conselho Federal de Serviço Social

Da assessoria do evento

De 27 a 29 deste mês, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco sediará a Oficina Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa em Serviço Social (Abepss). O evento terá como tema a “Formação antirracista e projetos societários no contexto da flexibilização do ensino superior” e reunirá pesquisadores e estudantes de todo o país, além de representações dos Conselhos de Regionais de Serviço Social e do Conselho Federal de Serviço Social.

O tema dialoga com a pauta prioritária definida pela gestão da Abepss 2023/2024, que é a discussão da questão étnico-racial. “Nossa gestão elegeu como prioridade o debate da formação antirracista como resultado do acúmulo de nossa profissão, contextualizando o tema na formação sócio-histórica brasileira e os caminhos trilhados pela educação hoje. Os desafios dialogam com a resistência a interdição do acesso à educação pela classe trabalhadora”, destaca a presidenta da Abepss, a professora Erlenia Sobral (Uece), sobre o debate da formação antirracista na graduação e pós-graduação. Entram em pauta fortemente o debate sobre as questões étnico-raciais e os projetos societários num contexto de flexibilização do Ensino Superior.

As Oficinas da Abepss são espaços para a articulação e reflexão política e acadêmica entre as diversas unidades de formação, proporcionando, além do aprofundamento de temas candentes à formação profissional em Serviço Social, o estímulo de várias frentes, como a abertura de novas parcerias institucionais, a articulação entre a graduação e a pós-graduação, o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores, o diálogo com as representações de área, entre outras.

Além das mesas presenciais, haverá transmissão em tempo real de alguns debates. A programação está disponível no site da Abepss.

Data da última modificação: 25/10/2023, 16:11