UFPE inaugura novas instalações na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)

Ao todo, 34 servidores atuam nos novos espaços

“Essas novas instalações foram um trabalho de pensar a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) estrategicamente, para responder às demandas da sociedade, promover a resolução de problemas e colocar a dinâmica da inovação na pauta de forma permanente”, disse o reitor Alfredo Gomes, na solenidade de inauguração dos espaços destinados à Diretoria de Governança de TIC e ao STILabs, localizados no prédio da STI, no Campus Recife, na sexta-feira (31).

Fotos: Anderson Lima

Evento foi realizado na Praça da Informação Cândido Pinto, da STI

“A dependência da sociedade, da economia e das instituições em relação à tecnologia da informação e do mundo digital é crescente e irreversível. Por isso, minha fala é para destacar essa questão e dizer que nós trabalharemos para que o melhor se realize para todos que atuam na STI, e para que possamos construir parcerias para a liderança desta Superintendência em âmbito estadual, regional e nacional”, ressaltou o reitor. “Inaugurar essa estrutura é muito importante, porque vamos cada vez mais precisar dela. Por isso, é necessário que nós tenhamos autonomia para avançar nessa área, que é extremamente vital para nossa universidade”, disse o vice-reitor Moacyr Araújo.

“Estamos montando uma nova estrutura, desenvolvendo ferramentas por meio de pesquisa e inserindo na estrutura do desenvolvimento. Com isso, não ficaremos apenas na questão de resolver um determinado problema. Faremos a resolução dele e pensaremos além: como melhorar e desenvolver novas características para que não caiamos nele novamente”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Benedetti.

A Diretoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi criada com a finalidade de promover a implantação e aprimoramento contínuo da governança e gestão de tecnologia e segurança da informação. Visa ainda apoiar o mapeamento e as melhorias dos processos de Tecnologia da Informação (TI) e promover a cultura da publicação e consumo de dados abertos produzidos pela UFPE.

Já o STILabs é uma unidade pensada com o objetivo de estimular a capacitação, cultura e fomento à inovação tecnológica e transferência de tecnologia, de modo a promover a geração de softwares, produtos e serviços inovadores na área de TIC que agreguem valor à comunidade acadêmica da UFPE. O STILabs busca ainda desenvolver tecnologias ágeis, ferramentas e/ou sistemas, atuando também no suporte aos pesquisadores da Universidade.

Inaugurados novos espaços em formato de ilhas

Os novos espaços foram formatados em um conceito aberto. Eles são compostos por ilhas, de modo a facilitar o agrupamento das equipes no desempenho de suas atividades laborais, organizadas conforme os projetos ou finalidades correlatas. Ao todo, a Diretoria de Governança de TIC e o STILabs somam 166 m² de área, que inclui uma sala de reunião. Ao todo, 34 servidores atuam nos novos espaços.

O evento de inauguração foi realizado na tarde da última sexta-feira (31), na Praça da Informação Cândido Pinto, da STI, e contou ainda com a participação da pró-reitora de Gestão Administrativa (Progest), Liliana Barros; da diretora de Governança e Gestão de TIC, Rosângela Carvalho; do coordenador do STILabs, Marlos Ribeiro; e do diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Afonso Oliveira.

Data da última modificação: 04/04/2023, 13:11