Notícias Notícias

Voltar

Projeto de professores de Expressão Gráfica, em parceria com a Proexc, produz réplicas em 3D de obras do mestre Vitalino

Foram digitalizadas e reproduzidas 17 obras do acervo do Centro Cultural Benfica

O projeto de extensão “Mestre Vitalino 3D”, que surgiu de uma iniciativa dos docentes Pedro Alessio e Auta Laurentino, do Departamento de Expressão Gráfica, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE, por meio da Diretoria de Cultura, e financiado pelo Pibexc 2018.1, digitalizou e imprimiu, em três dimensões, 17 obras do mestre Vitalino.

A ação extensionista explorou softwares, métodos e tecnologias de fotogrametria digital 3D para conservação e divulgação do acervo do Centro Cultural Benfica, com apoio da equipe de servidores e bolsistas do setor. O projeto, inicialmente, previa digitalizar dez peças escolhidas pela equipe do Benfica. No entanto, conseguiu produzir 17 peças interativas, atualmente hospedadas no site do projeto. Com o auxílio do Grupo de Experimentos em Artefatos 3D (Grea3D), também foi desenvolvido um conjunto de miniestúdios de iluminação, facilmente replicável e transportável, e uma mesa de rotação automatizada com disparo automático por infravermelho de câmeras semiprofissionais.

As mais de 200 obras do mestre Vitalino que compõem o acervo do Centro Cultural Benfica são de valor inestimável para a cultura popular e a ação tem como um de seus objetivos democratizar o acesso a essas obras tanto para aqueles que estão distantes fisicamente, quanto para deficientes visuais. Vitalino foi um importante artesão, ceramista popular e músico, sendo considerado um dos maiores artistas da História da arte do barro no Brasil. O mestre é conhecido por suas peças de cerâmica que retratam figuras inspiradas nas crenças populares, em cenas do universo rural e urbano, no cotidiano, nos rituais e no imaginário da população do sertão nordestino. Suas obras expressam a divisão entre atividades laborais e tipos masculinos – barbeiros, vaqueiros e lavradores – e femininos – costureiras, lavadeiras e rendeiras.

Mestre Vitalino foi agente-chave de transformação do Alto do Moura, em Caruaru (PE). Com seu sucesso, famílias inteiras passaram a se ocupar da produção cerâmica na comunidade, transformando o povoado em referência nacional na área. Atualmente, a região é considerada pela Unesco um dos mais importantes centros de arte figurativa das Américas. 

Os processos e resultados deste projeto estão disponíveis no site, permitindo o acesso ao acervo de qualquer lugar do mundo. E, em breve, as peças em 3D serão exibidas numa exposição presencial dedicada ao público com deficiência visual, que será realizada no Centro Cultural Benfica.

O Projeto Mestre Vitalino 3D foi uma iniciativa inovadora que não só promoveu o patrimônio cultural pernambucano, mas também envolveu a comunidade acadêmica e ampliou as possibilidades de acesso às obras do mestre ceramista, contribuindo para a democratização do acesso à cultura. Para mais informações e acesso aos modelos 3D digitalizados, acesse o site do projeto e acompanhe a divulgação do projeto, ao longo das próximas semanas, pelas redes sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (@extensaoecultura.ufpe). 

Mais informações
Professor Pedro Aléssio
(81) 98191.1691

pedro.alessio@gmail.com

Data da última modificação: 20/07/2023, 14:54