Profissionais do HC realizam curso sobre transporte inter e intra-hospitalar de recém-nascidos de alto risco

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), continua promovendo atividades com o objetivo de atualizar e capacitar ainda mais as suas equipes. Desta vez, neonatologistas e residentes da Pediatria e Neonatologia do HC-UFPE/Ebserh participam do curso “Transporte Neonatal”, que iniciou na última quarta-feira (27) e termina hoje (29), realizado de forma híbrida com as aulas práticas sendo feitas no Centro Satélite Johnson & Johnson Medical Innovation Institute, da UFPE.

A atividade tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde a realizar o transporte inter e intra-hospitalar de recém-nascidos de alto risco de modo eficiente e seguro. A ação é promovida pela Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (Uciped) e a Unidade de Simulação da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HC.

“Este curso é extremamente importante para viabilizar o transporte neonatal de uma forma segura e eficiente através de um treinamento simulado”, afirma Dafne Barcala, instrutora e uma das organizadoras do curso. A chefe da Unidade de Simulação da GEP do HC, Giselle Paiva, explica que “a simulação é uma técnica que utiliza atividades interativas que recriam experiências reais, melhorando a assistência e promovendo a segurança do paciente”, por isso a relevância desse curso que promove o cuidado com pacientes recém-nascidos do HC.

O treinamento ocorre em formato híbrido: as aulas teóricas foram realizadas através de plataforma virtual – para viabilizar maior abrangência de profissionais – tendo em vista as limitações da pandemia de Covid-19, e as práticas acontecem no Centro Satélite Johnson & Johnson Medical Innovation Institute, havendo uma bipartição da turma para evitar aglomeração.

Data da última modificação: 29/01/2021, 14:53