OEA oferta bolsa para pós-graduação em países das Américas

Interessados devem realizar a inscrição on-line até o dia 22 de março

A Organização dos Estados Americanos (OEA) recebe até o dia 22 de março inscrições para bolsa de estudos destinada a estudantes brasileiros matriculados ou interessados em cursar mestrados ou doutorados em IES de outros países do continente. O valor máximo do auxílio é de 10 mil dólares ao ano, podendo ser utilizado para custear passagens, matrícula/tarifas, compra de livros, ajuda de custo, seguro médico e/ou gastos administrativos. Interessados devem realizar a inscrição on-line até 22 de março.

Os cursos devem possuir início entre janeiro e dezembro de 2024, ser em tempo integral e podem pertencer a quase todas as áreas de conhecimento, exceto ciências médicas e aprendizagem de idiomas. É possível solicitar o auxílio para formações realizadas tanto na virtual, quanto na presencial ou mista, porém será dada preferência à modalidade de educação à distância (EAD).

Interessados devem realizar a inscrição no site da OEA, enviando em um pdf único os seguintes documentos: formulário de candidatura (disponível no site, deve ser datado e assinado), cópia do diploma, do histórico, duas cartas de recomendação (modelo disponível no site), documento de identificação (passaporte ou RG), currículo e carta de aceitação no programa de pós-graduação. Recomenda-se o preenchimento do formulário de inscrição no idioma em que o candidato pretende estudar. Os demais documentos podem estar em qualquer um dos idiomas oficiais da OEA, inclusive português.

Toda a documentação listada acima deve também ser encaminhada até 22 de março à Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE), através do e-mail dce@itamaraty.gov.br, que realizará a pré-seleção de três discentes para indicação à OEA. O assunto do e-mail deve ser “Candidatura OEA 2024”.

O ganhador da bolsa será escolhido pela OEA dentre as indicações do DCE. O resultado final está previsto para o segundo semestre de 2024. Outras informações estão disponíveis aqui.

Data da última modificação: 05/02/2024, 16:27