Nota da Administração Central da UFPE sobre greve dos docentes

A UFPE reconhece a legitimidade das pautas e respeita a decisão democrática do sindicato e a autonomia de cada docente em aderir ao movimento grevista

A gestão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi comunicada através do Ofício nº 118/2024, da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), sobre a deflagração de greve, prevista para iniciar no dia 22/04/2024 (hoje). As pautas apresentadas são: recomposição salarial dos docentes, ativos e aposentados, e recomposição do financiamento das universidades.

A greve é um dispositivo previsto constitucionalmente que implica em direitos e deveres e a UFPE reconhece a legitimidade das pautas e respeita a decisão democrática do sindicato e a autonomia de cada docente em aderir ao movimento grevista.

Nesse sentido, a gestão da UFPE coloca-se à disposição para o diálogo com o Comando Local de Greve e tão logo se inicie a mesa de negociação manterá as diretorias, chefias de departamentos e coordenações de núcleos informadas sobre os encaminhamentos.

REUNIÃO - A Administração Central da UFPE recebeu, hoje (22) às 10h, no Gabinete do Reitor, o comando de greve organizado pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). Na ocasião, foi apresentada a pauta sobre recomposição do orçamento das universidades, assim como o da recomposição salarial dos docentes ativos e aposentados.

O reitor Alfredo Macedo Gomes, com o vice-reitor Moacyr Araújo e a equipe de gestão, reconheceu a legitimidade da pauta e apresentou números detalhados sobre a situação orçamentária da UFPE. “Nós somos plenamente favoráveis à pauta e queremos reiteirar a disponibilidade para o amplo diálogo para fora da Universidade, para que essa greve termine com sucesso, êxito e a maior brevidade possível”, afirmou o reitor.

A partir da reunião, ficou definido que será cumprido um calendário de encontros para diálogo entre o comando de greve e a Administração Central. Segundo o vice-reitor Moacyr Araújo, que reforçou o direito de greve de docentes e dos técnicos administrativos da UFPE, “já temos conversado bastante nas mesas de negociação com os representantes dos técnicos, então vamos começar a conversar agora com os docentes. Existe uma harmonia e tranquilidade muito grande na condução desse movimento”.

O Calendário Acadêmico foi um dos principais assuntos na reunião. Na ocasião, foi afirmado que só é possível fazer qualquer avaliação sobre calendário a partir do desdobramento e duração da greve. A Administração Central reitera que, conforme aconteceu em greves anteriores, permanece o compromisso de reposição das aulas afetadas durante o período.

* Atualizada às 12h58

Data da última modificação: 22/04/2024, 12:58