Mestrandas em Engenharia de Produção da UFPE têm artigo contemplado em Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção

A premiação confere reconhecimento aos melhores trabalhos em nível de graduação e pós-graduação

As mestrandas Ligiane Oliveira e Juliana Leite do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE e sua orientadora, a professora Denise Dumke de Medeiros, foram contempladas no Prêmio Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) 2023. A premiação confere reconhecimento aos melhores trabalhos de estudantes em nível de graduação e pós-graduação. As pesquisadoras receberam prêmio na modalidade “Artigo” com o trabalho “Avaliação da qualidade percebida em restaurantes self-service”, que analisa a expectativa e percepção do cliente a partir dos serviços que são prestados em restaurantes self-service.

Para Ligiane, concorrer ao prêmio Abepro representa mais que a busca pela premiação. Ela explica que os pesquisadores passam por dificuldades ao optar por traçar um caminho de excelência. “É preciso ousadia para compartilhar suas ideias. Desafiar os limites do conhecimento e inovação é ser parte de uma jornada que molda o futuro da Engenharia de Produção”, conta. A mestranda descreve que cada pesquisa, trabalho e submissão é um passo na direção do conhecimento e da colaboração para o avanço e crescimento profissional. “Então, estar participando do prêmio Abepro não é apenas competir, é inspirar e ser inspirado. É a oportunidade de encarar o presente e transformar o amanhã, é conduzir a evolução do campo da educação”, comemora.

Juliana considera que a premiação é o reconhecimento do esforço de toda uma jornada acadêmica e do apoio recebido. “É uma mistura de sentimentos. Independentemente do resultado final, a experiência de estar entre os finalistas dá ênfase não apenas às nossas conquistas pessoais, mas também destaca a relevância da pesquisa científica para a sociedade e construção do conhecimento, que exige de nós pesquisadores tanto estudo e dedicação”, destaca.

O Comitê de Avaliação do prêmio levou em consideração a qualidade técnica dos trabalhos, como originalidade, contribuição, relevância, estrutura, redação e apresentação. A adequação do trabalho também foi levada em conta, como título, resumo, método de pesquisa, resultados, análises, conclusões, citações e referências. A cerimônia de premiação vai acontecer em outubro, durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção 2023 (Enegep), sediado em Fortaleza. O evento vai congregar a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e profissionais da área de Engenharia de Produção.

Resumo do trabalho

Nos últimos anos, o setor de serviços vem ampliando seu espaço no mercado, adquirindo uma importância significativa no panorama econômico mundial. Diante desse contexto, as organizações estão comprometidas em buscar excelência na prestação de serviço, tornando a qualidade percebida como um fator preponderante para o êxito no segmento atuante e como impulsionadora para promover a satisfação dos consumidores e se manterem competitivas. Mediante a isso, o trabalho tem por objetivo determinar quais dimensões do Servqual, ferramenta utilizada para medir a qualidade de um serviço, devem ser priorizadas e identificar aquelas que precisam de maior atenção para responder de forma mais rápida as mudanças no comportamento dos clientes em relação aos serviços prestados por Restaurantes self-service.

Data da última modificação: 30/08/2023, 16:14